Vacinação contra gripe é prorrogada até sexta-feira, 12/6 em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 9/06/2015

Foi prorrogado até sexta-feira (12/6) o prazo para vacinação contra o vírus da influenza (H1N1, H3N2 e B), causador da gripe. Ainda não foram atingidas as metas dos seguintes grupos: crianças (de 6 meses a menos de 5 anos) e gestantes. Além desses, a campanha está vacinando idosos, profissionais da saúde e parturientes.

A aplicação está acontecendo em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Embu das Artes, das 8h às 17h. A meta é alcançar, no mínimo, 80% da população de cada grupo que, juntos, somam mais de 41.500 pessoas a serem imunizadas no município. O intuito é contribuir para a redução das complicações, internações e óbitos provocados por infecções advindas da doença.

A vacina

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado: Influenza A (H1N1); Influenza A (H3N2) e Influenza B. A vacina não imuniza contra resfriado, pois é diferente de gripe.

É importante saber que a vacina não tem efeito colateral. A vacina usada na campanha é segura e bem tolerada. Em poucos casos, podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção ou endurecimento. Além disso, as pessoas que não tiveram contato anterior com os antígenos – substâncias que provocam a formação de anticorpos específicos – podem apresentar mal-estar, mialgia ou febre. Todas essas ocorrências tendem a desaparecer em 48 horas.

A vacina de influenza tem por objetivo evitar os casos graves e os óbitos, e não eliminar a transmissão do vírus. Por isso, o Brasil, assim como todos os países que usam essa vacina, segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de vacinar os grupos com maior vulnerabilidade para as complicações e os óbitos.

Na sua grande maioria, os casos de gripe são leves e que se resolvem espontaneamente sem sequelas ou complicações. Entretanto, nos grupos mais vulneráveis, a doença pode se complicar e gerar outras mais graves, como a pneumonia bacteriana. A vacina só não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo – usada na sua fabricação.

Mais informações:  4785-3540/3541

Comentários