Itapecerica sedia curso para integrantes do SAMU Regional

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 1/06/2015

A prefeitura de Itapecerica da Serra foi sede do curso “Atenção ao Trauma”, promovido pelo SAMU Regional de Embu das Artes, nos últimos dias 26 e 27 de maio.

Com participação de integrantes do SAMU de Itapecerica da Serra, Embu das Artes, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Embu Guaçu e demais servidores municipais, o curso também contou com a presença do superintendente de saúde, José de Moraes.

O curso abordou os temas “Trauma, a doença do século”, apresentado por Lucas Santos Oliveira, enfermeiro especialista em urgência e emergência; “Atendimento ao politraumatizado no pré intra hospitalar”, por Ricardo Teixeira Santos, enfermeiro especialista em educação em saúde e gestão em enfermagem; e “A importância da Cinemática do Trauma”, por Cintia Vasconcelos, enfermeira especialista e urgência e emergência.

De acordo com os dados apresentados e debatidos no encontro, o Brasil registra uma média anual de 130 mortes por traumas, a maioria por acidentes de trânsito, e cerca de 450 mil pessoas ficam com sequelas. Só em Itapecerica da Serra, no ano de 2014 foram registrados 2526 atendimentos do SAMU por casos relacionados a traumas.

O curso foi encerrado com uma palestra motivacional apresentada pela psicóloga do CAPS-ad, Ellen Simone, especialista em psicologia hospitalar, avaliação psicológica e neuropsicológica, ressaltando a importância de manter sempre viva a lembrança do que motivou a escolha da profissão, sobretudo para quem escolheu trabalhar com o salvamento de vidas, trabalho que lida com stress permanente.

Comentários