Muita diversão marcou a tradicional Festa de Santa Cruz em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 20/05/2015

A tradicional Festa de Santa Cruz, realizada de 15 a 17/5, no complexo Memorial Sakai, mostrou mais uma vez que se renova a cada ano. Neste, foi ainda maior o número de jovens e crianças que participaram das apresentações, mostrando que a festa continuará sendo uma das mais importantes manifestações da cidade.

“Todo ano pra mim, não que seja uma coisa nova, mas eu sempre fico encantada. Neste ano não é diferente”, diz a terracotista Tônia do Embu, coordenadora do Memorial Sakai e da festa. Outros frequentadores de longa data, como Leonilda Guilherme e Vidal Caetano da Paixão, expressam motivo semelhante para estar ali se divertindo ao lado de moradoras que participam da festa desde crianças, como dona Noêmia Cachoeira e sua família, dona Aparecida José Carpi Rodrigues, a Cidinha Carpi, filha de Afonso Carpi, o primeiro presidente da Câmara da cidade.

“Hoje estou com 89. Participo da Festa de Santa Cruz desde criança e aprendi a dança, a música com minha mãe, vó”, afirma Noêmia. Convida para a festa programada para o dia 13 de junho na Capela Santo Antônio, quando o mastro será erguido novamente. Integrante do grupo Resadeiras, que faz a bonita dança dos adoradores de Santa Cruz, durante a festa, será outro dia importante para ela.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Alan Ricardo Martins Leão, o objetivo do planejamento neste ano foi resgatar as apresentações, o conteúdo principal da festa, as famílias. “E conseguimos o mais importante, que foi fazer a festa com todo mundo que é da cidade. Tem alguns participantes de fora, como os grupos de Carapicuíba e São Bernardo do Campo, cidades em que os grupos de Embu das Artes também se apresentam durante o ano, na festa deles”. Albertina, de Carapicuíba, declara que depois da realização da festa na sua cidade, nos três primeiros dias do mês, ela e seu grupo fazem a Dança de Santa Cruz em Embu das Artes, “com muito amor e carinho”.

Comentários