Saúde promove Campanha de Prevenção de Câncer Bucal em Itapecerica

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 17/05/2015

A Autarquia Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Saúde Bucal, promove a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal em Itapecerica da Serra, que acontece simultânea à Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, nos dias 4 a 22 de maio, nas Unidades Básicas de Saúde. O objetivo é promover a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer bucal por meio do exame de tecidos moles e duros da cavidade bucal na população adulta e idosa, alvo da campanha de vacinação contra a gripe.

O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua e assoalho da boca). Está entre as principais causas de óbito por neoplasias, representando uma causa importante de morbimortalidade, uma vez que mais de 50% dos casos são diagnosticados em estágios avançados da doença. Tende a acometer o sexo masculino de forma mais intensa e 70% dos casos são diagnosticados em indivíduos com idade superior a 50 anos. Localiza-se, preferencialmente, no assoalho da boca e na língua e o tipo histológico mais frequente (90 a 95%) é o carcinoma de células escamosas (carcinoma epidermóide). Pode ser prevenido de forma simples, desde que seja dada ênfase à promoção à saúde, ao aumento do acesso aos serviços de saúde e ao diagnóstico precoce.

Os principais fatores de risco da doença são os culturais e socioeconômicos; o tabagismo (uso de cigarros, cachimbos, hábitos de mascar fumo, dentre outros); o uso crônico de álcool que, associado ao tabagismo, potencializa drasticamente o risco de aparecimento do câncer de boca; a exposição à radiação solar; a má higiene bucal; o uso de próteses dentárias mal ajustadas e a deficiência imunológica (adquirida ou congênita).

Participe da campanha! Procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência e faça o exame preventivo.

Comentários