Autarquia de Saúde comemora Semana da Enfermagem em Itapecerica

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 14/05/2015

12 de maio, data em que se comemora o Dia Internacional do Enfermeiro, marca o dia do nascimento de Florence Nightingale, jovem britânica nascida no ano de 1820 que se rebelou contra a situação submissa que as mulheres viviam na sociedade de sua época. Tornou-se enfermeira e chefiou uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias que partiram para a Guerra da Criméia (1853-1856) para tratar dos soldados feridos.

No Brasil, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, em homenagem a outra importante figura que também se dedicou à profissão de enfermeira, Ana Néri, que faleceu no dia 20 de maio de 1880. A baiana Ana Justina Ferreira Néri deixou a vida tranquila e cheia de posses que possuía para cuidar de soldados brasileiros na Guerra do Paraguai (1865-1870).

Em Itapecerica da Serra, a Semana da Enfermagem 2015 está sendo marcada com diversas atividades desenvolvidas pelas gerências de enfermagem, nas unidades de saúde. As homenagens vão desde café da manhã, flores e lembranças, até ações educativas e de cuidados pessoais destinadas às equipes de enfermagem, como cursos, palestras, massagens terapêuticas, cortes de cabelo e esmaltação de unhas.
A Autarquia de Saúde agradece a atenção e o cuidado que toda a equipe de enfermagem dedica aos usuários da rede municipal de saúde de Itapecerica da Serra.

Comentários