Fiscalização apreende 6 peruas escolares no Taboão

Por Sandra Pereira | 16/09/2009

Uma fiscalização conjunta da Secretaria Municipal de Trânsito, Guarda Civil Municipal e Fiscalização da prefeitura de Taboão da Serra apreendeu 6 peruas escolares nesta quarta feira durante a realização de blitze na porta das Escolas Heitor Vila Lobos e Domingos Mignoli em Taboão da Serra. A primeira blitze aconteceu por volta das 6h30 e resultou na apreensão de 4 veículos e a outra aconteceu às 11h30 da manhã e apreendeu 2 peruas escolares.


Os veículos foram apreendidos por que foram considerados irregulares e sem condições de uso. Entre os problemas apontados pela fiscalização estão documentação irregular, pneus carecas ou falta de condições de uso. 


O serviço é fiscalizado pela prefeitura e segue uma série de normas e rotinas. Os permissionários precisam estar cadastrados junto ao município, ter alvará um selo que comprova que os veículos passaram por vistoria. A fiscalização deve continuar atuando.


Na hora de contratar um serviço de transporte escolar, os pais devem estar atentos para garantir a segurança dos filhos. Por exemplo, cuidado para não contratar transporte escolar clandestino, sujeito a ser apreendido pela fiscalização.


Geralmente as próprias escolas podem auxiliar na recomendação: algumas delas oferecem o serviço, outras indicarão uma empresa prestadora ou motoristas autônomos que já transportam alunos da instituição.

Pedir referências do motorista a outros pais que usam os serviços do profissional também é recomendável. No primeiro contato com o possível prestador, o pai do aluno deverá pedir todas as informações necessárias para garantir a segurança dos filhos. Para mais segurança, os pais devem exigir a apresentação do alvará de circulação, avaliar as condições de conservação e segurança do veículo, pedir referências e orientar as crianças para prestar atenção à conduta do motorista no trânsito.


O ideal é observar o trabalho dos transportadores antes de contratá-los, parando próximo à escola nos horários de entrada e saída, ou seguir o trajeto do veículo pelo trânsito, avaliando itens como parar em frente à escola (e não na esquina, por exemplo), delicadeza no trato com as crianças, ajuda na subida e descida, cuidados ao dirigir, respeito a semáforos, faixas de pedestre, entre outros.

Comentários