Secretário de Educação de Taboão palestra para alunos da Faculdade Anhanguera

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 12/05/2015

O secretário de Educação de Taboão da Serra, João Medeiros de Sá Filho, realizou uma palestra, na noite desta quarta-feira, 06 de maio, para alunos da Faculdade Anhanguera. O intuito do encontro foi apresentar aos futuros professores as propostas do Plano Municipal de Educação, que traça metas a serem atingidas para avanços no ensino.

O Plano Municipal de Taboão da Serra foi desenvolvido com base na Lei Federal 13.005, de 25 de junho de 2014, que estabelece a criação de um Plano Nacional de Educação (PNE) e traça 20 metas a serem alcançadas pelos estados e municípios em até dez anos. As metas contemplam todas as etapas de educação, ou seja, vão desde a pré-escola a até a especialização do Ensino Superior.

As propostas do Plano taboanense também já foram apresentadas a educadores, diretores de escolas públicas e particulares, inclusive representantes e dirigentes de instituições de ensinos técnico e superior da cidade.  O primeiro encontro foi durante a Conferência Municipal de Educação, realizada em 27 de abril deste ano. 

À ocasião, João Medeiros, ressaltou que a postura do município, em relação a algumas metas é auspiciosa. “Fizemos um diagnóstico de Taboão da Serra e a cidade está em uma posição bem favorável, em especial no que tange a Prefeitura”, diz. “Por exemplo, a primeira meta do PNE estabelece que até 2016 todas as crianças de 4 a 5 anos estejam matriculadas nos Jardins I e II, respectivamente. Hoje atendemos 95% das crianças nesta faixa etária. Nossa meta já está praticamente atingida”, explica.

A primeira meta do PNE também estabelece a necessidade de ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até a vigência do Plano. “No Brasil, pouco mais de 23% das crianças estão matriculadas em creches. Segundo o Censo 2010, em Taboão da Serra estavam matriculadas 31,6%. De lá para cá, aumentamos a oferta de creches através da inauguração de novas escolas e reestruturação de outras. Ou seja, também já estamos próximos de atingir esta meta”, conclui.

Antes de entrar em prática, o Plano Municipal de Educação ainda precisará da aprovação da Câmara de Vereadores. Nos próximos dias o secretário de Educação, irá ao local, a convite do presidente da Casa, José Aparecido Alves, apresentar aos camaristas as propostas do Plano para que tenham mais segurança ao votar. 


Comentários