CECO de Taboão promove aprendizado e integração social

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 11/05/2015

O Centro de Convivência e Cultura (CECO) de Taboão da Serra, projeto que vem sendo desenvolvido desde 1996 pela Secretária de Saúde, é uma ferramenta que auxilia na criação de vínculos sociais, com a troca de saberes e recuperação da auto-estima, tendo como objetivo promover a cidadania e integração social.

Localizado no Parque das Hortências, o equipamento faz parte do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), e proporciona a última etapa na recuperação de um cidadão portador de transtornos mentais para a sociedade, quando o mesmo já finalizou o tratamento. 

Com isso, o CECO funciona como um meio na qual a pessoa reaprende a viver em sociedade, além do estímulo beneficiado pela participação em atividades e formas de manifestação cultural, esportiva, educativa e contato social. Neste processo, é incentivado o reconhecimento a interesses e sentimentos, e na melhora de qualidade de vida.

A coordenadora do CECO, Emilia Fonseco, ressaltou o reflexo do projeto para a sociedade. “Conhecemos histórias de pessoas que passaram pelo CECO e conseguiram seus empregos de volta, ingressam de novo nas faculdades estabelecendo novos relacionamentos, ou seja, recuperando sua vida social”.

Com uma estrutura contando com psicólogos, psiquiatras, nutricionistas e auxiliares de enfermagem, o centro oferece várias formas de atividades, como atividade física, teatro, movimento e dança, jogos, conversa e roda, oficina experimental de cinema, artesanato e bijuteria, nutrição, além de cultura e lazer.

Maria Madalena de Abreu, nascida em Portugual e uma das participantes do CECO, comentou sobre o papel do núcleo. “É muito importante porque em casa a mente fica cheia, costumamos ficar nervosos, e aqui nos distraímos, além do convívio, que é muito bom”, que foi diagnosticada com esquizofrenia e agora desenvolve atividades, como o artesanato.

Serviço
Centro de Convivência e Cultura de Taboão da Serra (CECO)
Local: Parque das Hortênsias
Endereço: Praça Miguel Ortega, 500, Parque Assunção.
Telefone: 4135-2460
Horário de Atendimento: segunda à sexta-feira, das 8h às 17h

Comentários