Reza de Santa Cruz abre as festividades do aniversário de Itapecerica

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 7/05/2015

Como início das festividades do aniversário da cidade, foi realizado, no último dia 03 de maio, a Reza de Santa Cruz, na avenida Salvador de Leone em Itapecerica da Serra. Tradicional evento de devoção, a reza acontece há mais de 80 anos no Cruzeiro, localizado na entrada da cidade.

No local reuniram-se diversos devotos para rezar, cantar e, em espírito de comunhão fraternal, celebrar uma data especial para a comunidade religiosa itapecericana. O evento contou com apoio da prefeitura através da Secretaria de Turismo, Departamento de Comunicação e Defesa Civil.

A tradição da Santa Cruz remonta à época do descobrimento do Brasil e foi muito estimulada pelos jesuítas; popularizou-se entre os índios no início da colonização. A cruz plantada pelos missionários aconteceu também em Itapecerica, provavelmente pelo padre Belchior Pontes, durante a catequese dos índios da região. “Foi o primeiro símbolo deixado pelo europeu na terra brasileira” (CASCUDO, p.616-7).

Em Itapecerica da Serra a tradição da Reza de Santa Cruz foi reiniciada por Jovino Mandu. O Sr. Mandu viveu uma experiência mística que levou-o a construir o Cruzeiro e iniciar a reza que acontece todos os anos. Um evento religioso que procura resgatar uma tradição cultural que marca as características dos primórdios de Itapecerica da Serra.

Comentários