GCM de Taboão da Serra vive novo momento após sucateamento da corporação

Por Sandra Pereira | 30/04/2015

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Taboão da Serra vem ganhando cada vez mais o reconhecimento da população do município pelo trabalho que realiza. Nos últimos anos a GCM vem atuando com firmeza no combate aos mais diversos tipos de crimes. Quase diariamente prende traficantes e assaltantes. Os integrantes da corporação lembram que há poucos anos a guarda enfrentou uma grave crise por conta da falta de investimento e infraestrutura. A mudança de cenário veio com a mudança de governo e com a gestão do secretário de Segurança Gerson Pereira Brito. Agora o desafio dele é construir e aprovar o novo estatuto da GCM a fim de melhorar a condição salarial dos guardas.

“Estamos vivendo um momento bom na GCM.  O Dr. Gerson é um secretário dedicado, experiente no que faz. Está trabalhando pelo crescimento e a valorização da guarda. Ainda temos muito a conquistar, mas sabemos do empenho do secretário. Existem dificuldades que são inerentes ao sistema”, afirma o GCM Assunção.

Já o GCM Galhardo afirma que a  gestão do Dr. Gerson pôs ordem na guarda. “O secretário melhorou muitos problemas que existiam. Agora com a mudança do estatuto acreditamos que vai ser melhor. Basta comparar com o passado e constatar”, observou.

Desde que assumiu o comando da Segurança pública o secretário Gerson Brito promoveu a reestruturação e o reaparelhamento da GCM. Novas viaturas foram adquiridas. Seis bases móveis foram implantas. Houve a criação da ROMU, a aprovação da lei de aposentadoria especial, a compra de novos armamentos e coletes balísticos, a construção do Centro Integrado de Gerenciamento de Crise, concurso para a contratação de 72 novos agentes, além da renovação dos convênios da corporação com os órgãos competentes.

Uma das primeiras medidas do secretário foi a devolução de veículos e prédios locados, que representou economia de mais de R$ 700 mil/ano ao erário. No que se refere a infraestrutura uma série de ações foram criadas para ajudar o trabalho dos guardas. Uma delas foi a aquisição de decibelímetro, aparelho usado para medir a intensidade do som.

 Duas novas legislações municipais, aprovadas recentemente na cidade, ajudaram a ampliar a ação da guarda. A Lei contra o Pancadão resultou na apreensão e o recolhimento de 138 veículos somente em 2014. Outra legislação importante para o município, e que vem sendo rigorosamente aplicada pela corporação, é o combate ao descarte irregular de lixo e entulho.

 “Estamos trabalhando firme com o propósito de melhorar as condições da guarda. Esse é o nosso desafio diário: atender a população e resguardar os direitos dos nossos agentes. A meta do governo Fernando Fernandes e a minha é essa”, sustenta Gerson Brito.

Comentários