Saúde instala consultório médico na Casa Transitória em Itapecerica da Serra

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 27/04/2015

A Autarquia de Saúde de Itapecerica da Serra instalou um consultório médico na Casa Transitória para prestar atendimento às crianças que ali vivem. Resultado de uma parceria entre a Autarquia Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social, o serviço tem como objetivo priorizar e facilitar os atendimentos, encaminhamentos e exames médicos dessas crianças, que antes eram feitos de acordo com a disponibilidade de agenda da UBS de referência da Casa Transitória.

O atendimento é feito pelo dr. Paulo de Albuquerque, médico da família, que dá plantão um domingo por mês no local, desde agosto de 2014, quando teve início o serviço. Acompanhado pela esposa, a enfermeira Helenice que voluntariamente o auxilia no atendimento, o médico relata que às crianças recém chegadas na casa, ele pede uma rotina de exames. A partir daí, acompanha todas com orientações alimentares, de saúde, acompanhamento do desenvolvimento de peso e altura de cada uma.

“Essas crianças estão sob responsabilidade da prefeitura. É nosso dever fazer o que for possível para proporcionar o atendimento mais seguro e acolhedor para cada uma delas”, afirma José de Moraes, superintendente de saúde.

A Casa Transitória de Itapecerica da Serra atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade na faixa etária de 0 a 14 anos. Vinculada à Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social, a unidade atualmente abriga dezenove crianças, sob supervisão da Roseli Granjeiro Damaceno, diretora da casa.

Comentários