Prefeitura de Taboão apoia parceria entre cooperativas de catadores

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 6/04/2015

Com o objetivo de fortalecer e organizar os grupos de catadores da região metropolitana de São Paulo, a Cooperzagati e a Rede Verde Sustentável assinaram, na tarde desta sexta-feira (27), um termo de parceria durante a inauguração da nova sede da Rede. A RVS conta, agora, com 13 cooperativas de nove municípios de São Paulo. No evento, além de funcionários da cooperativa, estiveram presentes as presidentes das duas instituições e o ouvidor do município, doutor João Melo. 

De forma descontraída, cinco funcionárias participaram de um desfile vestindo roupas feitas com material reciclado. A também funcionária, Isabel Cristina Pires, falou sobre sua satisfação em reunir os colegas de trabalho. “Estou aqui há pouco tempo, mas já gosto muito deste ambiente. É legal ver essa união”, afirma. “Quanto à parceria, posso dizer que estou gostando da ideia, pois, com certeza, sei que produziremos muito mais e seremos beneficiados”, acrescenta Isabel. 

No mesmo dia, pela manhã, o Conselho Gestor do projeto se reuniu no TaboãoPrev para relatar as atividades realizadas nos municípios e promover uma análise crítica dos resultados obtidos desde a última reunião do Conselho, em  abril do ano passado. Durante a reunião, o Secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho, Paul Singer, elogiou a iniciativa e disse que pretende usar o modelo adotado por Taboão da Serra em outros municípios. 

A parceria entre a Cooperzagati a Rede Verde Sustentável visa, através da venda conjunta de materiais, valorizá-los no momento da comercialização. Como consequência, o trabalho dos catadores será mais rentável e, juntos, atenderão mais instituições. 


Comentários