Taboão e Embu das Artes já sofrem com quase uma semana de greve dos garis

Por Sandra Pereira | 29/03/2015

Basta um olhar mais atento nas ruas de Taboão da Serra e Embu das Artes para observar como a falta de coleta de lixo está afetando a população, por todos os lados é imensa a quantidade de lixo acumulado nas ruas deixando claro que a greve dos catadores causou um problema de higiene visível. 

Ainda não se sabe quanto tempo a greve vai durar, as negociações entre a categoria e à empresa avançam a passos lentos na contramão do aumento do volume de lixo pelas ruas. Em Taboão da Serra bairros comerciais da Record, Trianon Santos, Salete, Myrna, Intercap, Laguna, Freitas Júnior, a região do Pirajussara estão entre os locais mais afetados pelo problema. A montanha de lixo em vários locais causa o mau cheiro que é outro problema que incomoda. 

Já em Embu das Artes, a coleta de lixo é feita de forma parcial, nos bairros dos Jardim Presidente Kennedy, Santo Eduardo e Santa Emília em três dias de coleta prevista apenas um dia foi realizado deixando muitas sacolas para trás. Em outros bairros mais afastados do centro do município, os moradores já sofrem com a sujeira e mau cheiro desde a última segunda-feira, dia 23, quando foi decretada a greve. Os bairros do Jardim Santa Tereza, Casa Branca também estão dentre os mais atingidos. No Jardim Novo Campo Limpo próximo a Escola Estadual Julianelli os moradores registram o acúmulo de lixo formando um verdadeiro lixão.  

Em Taboão da Serra, o prefeito Fernando Fernandes recorreu para a ação emergencial para tentar amenizar os efeitos causados pela greve, e na sexta-feira, dia 27, funcionários da Secretaria de Manutenção estiveram nas principais vias de Taboão recolhendo parte dos lixos e encaminhando até o aterro sanitário. Em Embu das Artes, o prefeito Chico Brito em gravação telefônica nas casas pediu que os lixos fossem embalados corretamente e abrigados nas casas até o final da greve, além disso em nota, a prefeitura afirma que a empresa Enob está realizando a coleta de lixo mesmo com o quadro de funcionários defasado. 

Comentários