Embu das Artes faz enfrentamento à dengue

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 27/03/2015

A Secretaria de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), está participando da Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue. Hoje, 26/3, a região do Jd. da Luz/ Dom José recebeu a “tropa de elite da dengue”, composta por agentes de saúde e membros da comunidade da cidade. A ação visou sensibilizar os munícipes sobre a importância de seguir as orientações do Centro de Controle de Zoonoses quanto ao combate ao mosquito Aedes aegypt, causador da dengue. Aproximadamente 15 pessoas, entre agentes de saúde e funcionários da UBS Dom José, participaram da ação.

De acordo com a gerente da unidade, Silvana Bleinat, “as pessoas ainda não estão se importando com a doença até que alguém da família adoeça. Aí elas começam a tomar providências como limpar o entorno da casa, não deixar água parada, por exemplo. Queremos que elas tenham consciência da gravidade da dengue antes disso”, falou.

A equipe percorreu ruas bairro e vielas da comunidade Dois Palitos, cantou o "rap da dengue", de composição da equipe de saúde e distribuiu panfletos com todas as dicas para evitar que o mosquito se prolifere. A equipe também fez a busca de criadouros nas residências. Raimundo Mendes, 60, gostou muito da ação e abriu a casa para os agentes: “Meu genro ficou doente por causa desse mosquito. A gente tem que cuidar para não acontecer de novo”.

A dona de casa Cecília Gonçalves, moradora do Jd. da Luz há 20 anos, também teve caso na família. “O meu genro pegou dengue enquanto trabalhava numa obra próximo daqui. Ficamos com muito medo e hoje não deixo água acumular de jeito nenhum. Passo repelente nas crianças e converso com meus vizinhos. Cada um tem que cuidar um pouquinho, senão ficaremos todos doentes”, alertou.

“Estou com dengue e estou me tratando. A doença faz a gente ficar com muita dor no corpo, passa mal mesmo. Infelizmente me preocupei mais em tomar os cuidados para prevenir o mosquito depois que aconteceu comigo”, revela José Dias, 54, morador do bairro há 25 anos.

A moradora Antônia Núbia, 35, acompanhou o trabalho dos agentes do portão de casa. “Apoio o trabalho dos agentes, mas a Prefeitura não pode fazer tudo sozinha. As pessoas têm que entender que cada um é responsável também. Não adianta jogar o lixo de qualquer jeito, depois ficar doente e reclamar que os funcionários nada fazem. A Prefeitura faz sim, por que eu já vi”, conta.

Ações por toda a cidade

No mesmo horário, na EM Elydia Scopel Cremonezzi,na Ressaca, mais de 100 crianças participaram de uma palestra para entender o que é a dengue e como se prevenir, organizada pelo Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura. Os agentes da UBS Ressaca explicaram como armazenar água de forma correta e que os quintais devem passar por limpeza periódica. As crianças tiraram dúvidas sobre os principais sintomas da doença e receberam panfletos com informações sobre a doença para levar para casa.

Comentários