Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Promotora de Taboão Maria Gabriela Prado Manssur é homenageada com a medalha Ruth Cardoso

Por Assessoria de Imprensa | 23/03/2015

maria

Assessoria de ImprensaMaria Gabriela atua como coordenadora do Núcleo de Combate à Violência Doméstica em Taboão 

Será na próxima segunda-feira, dia 23 de março, a cerimônia de entrega da medalha Ruth Cardoso, na Assembléia Legislativa de São Paulo, que tem como objetivo homenagear entidades e personalidades que se destacaram pela luta dos direitos femininos. Maria Gabriela Prado Manssur é um nos nomes evidenciados por conta de um longo trabalho que vem realizando para a conscientização da violência doméstica e empoderamento da mulher. 
“É uma honra ser homenageada por conta de um trabalho que venho desenvolvendo há 12 anos. Precisamos chamar a atenção de toda a sociedade e dos órgãos públicos para a causa da necessidade de garantir acesso à justiça para todas as mulhetes que sofrem violência”, ressalta Maria Gabriela.

Gabriela é coordenadora do Núcleo de Combate à Violência Doméstica em Taboão da Serra, representa o Ministério Público do Estado de São Paulo na CPI da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, participa da COPEVID – Comissão de  Promotores de Justiça de todo o Brasil que atuam no enfrentamento da violência doméstica - e é diretora da APMP Mulher (departamento da associação paulista do Ministério Público).  O trabalho da promotora conta também com  5 projetos contra a violência doméstica: Tempo de Despertar, Maria Linda, Educa-ação, Instruir e Movimento pela Mulher, este último sendo uma ação independente. Ela é  militante na luta contra violência  sofrida por mulheres

Sobre Maria Gabriela Prado Manssur e seus projetos

Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), Maria Gabriela ingressou no Ministério Público em 2003, sendo aprovada em segundo lugar no concurso público. Durante os anos na faculdade, ela sempre quis lutar pelos direitos das mulheres e decidiu que trabalharia em prol das mulheres. Atualmente, Maria Gabriela atua como coordenadora do Núcleo de Combate à Violência Doméstica da Grande São Paulo II, representa o Ministério Público do Estado de São Paulo na CPI da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, participa da COPEVID – comissão de promotores de justiça de todo o Brasil que atuam no enfrentamento da violência contra a mulher- , é diretora da APMP Mulher (departamento da associação paulista do Ministério Público); e é autora de projetos contra a violência doméstica (veja abaixo) e tem em seu currículo mais de 100 palestras sobre o tema.

  -  Movimento pela Mulher: corrida com grupos de mulheres que já sofreram algum tipo de violência seja ela física ou psicológica, com o objetivo de melhorar a autoestima da mulher. Enquanto o projeto não sai do papel, Gabriela organiza o projeto por conta própria. A última edição do evento reuniu 2 mil pessoas.

   - Educa-ação: palestras em escolas públicas para adolescentes que já estão iniciando suas atividades amorosas com o intuito de prevenir à violência e “catequizar” os garotos para que as mulheres sejam respeitadas. O objetivo do projeto é a prevenção da violência através de noções básicas sobre todas as formas de violência contra a mulher. Até o momento Maria Gabriela visitou mais de 10 escolas atingindo aproximadamente quatro mil alunos.

  -  Instruir:  projeto voltado para os profissionais que trabalham no atendimento às vítimas auxiliando com informações jurídicas de forma a qualificar o atendimento e garantir os acessos aos direitos previstos na Lei Maria da Penha.

 -   Maria Linda: visa levar informação sobre os aspectos jurídicos da Lei Maria da Penha, violência de gênero, empoderamento da mulher, direcionado tanto para a rede protetiva dos direitos da mulher quanto para a comunidade de uma forma geral.

 -   Tempo de Despertar: voltado para homens agressores, o projeto promove encontros em que é discutido o machismo, Lei Maria da Penha e os direitos nela previstos e o desrespeito às mulheres.

13/12/2017

Taboão da Serra celebra Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), ligado à Secretaria de Assistência Social...

11/12/2017

Idosa de 76 anos desapareceu neste domingo em Taboão da Serra

Dona Ana Maria Barbosa, 76 anos,desapareceu quando estava indo para casa onde mora com a irmã e...

10/12/2017

Multidão lota Ginásio Ayrton Senna para acompanhar o Natal Nota 10

Mais uma vez uma multidão de pais e familiares de alunos compareceu ao Ginásio de Esportes...

08/12/2017

Jorge Costa inaugura Unidade de Saúde da Família no Jardim Montezano

O prefeito de Itapecerica da Serra, Jorge Costa, inaugurou na manhã dessa quinta-feira (30) a...

05/12/2017

Justiça autoriza prefeitura de Embu a voltar a cobrar taxa do lixo

Suspensa após liminar a taxa de lixo da cidade de Embu das Artes, volta a ser cobrada. A decisão...

04/12/2017

Aprovado Voto de Louvor à caminhada histórica pelo fim da violência à mulher

A Câmara Municipal de Itapecerica da Serra aprovou por unanimidade na sessão do dia 28,...

03/12/2017

Adolescente que pilotava moto e bateu em ônibus será sepultado na Saudade

O adolescente de 14 anos, conhecido como Tete, que morreu depois de bater na lateral esquerda de...

02/12/2017

Montagem da super estrutura do Embu Summer Fest começou

Texto e fotos: Assessoria de Imprensa do evento

Nesta semana, a A Luz Eventos deu início a...

01/12/2017

Família pede liberdade do carteiro de Embu preso em audiência onde testemunhava

Funcionário dos Correios de Embu das Artes há mais de 20 anos o carteiro Denivaldo Jesus de...

15/12/2017

Receita paga hoje o último lote do ano de restituição do Imposto de Renda

A Receita Federal paga hoje (15) o sétimo e último lote de restituição do Imposto de Renda...

15/12/2017

OMS divulga recomendação para não catalogar canabidiol como droga

A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu recomendação pública para não catalogar o canabidiol...

15/12/2017

Idec alerta para tentativa de fraudes após acordo sobre planos econômicos

Pouco mais de 48 horas depois de oficializada a assinatura do acordo entre a Advocacia-Geral da...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.