Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Promotora de Taboão Maria Gabriela Prado Manssur é homenageada com a medalha Ruth Cardoso

Por Assessoria de Imprensa | 23/03/2015

maria

Assessoria de ImprensaMaria Gabriela atua como coordenadora do Núcleo de Combate à Violência Doméstica em Taboão 

Será na próxima segunda-feira, dia 23 de março, a cerimônia de entrega da medalha Ruth Cardoso, na Assembléia Legislativa de São Paulo, que tem como objetivo homenagear entidades e personalidades que se destacaram pela luta dos direitos femininos. Maria Gabriela Prado Manssur é um nos nomes evidenciados por conta de um longo trabalho que vem realizando para a conscientização da violência doméstica e empoderamento da mulher. 
“É uma honra ser homenageada por conta de um trabalho que venho desenvolvendo há 12 anos. Precisamos chamar a atenção de toda a sociedade e dos órgãos públicos para a causa da necessidade de garantir acesso à justiça para todas as mulhetes que sofrem violência”, ressalta Maria Gabriela.

Gabriela é coordenadora do Núcleo de Combate à Violência Doméstica em Taboão da Serra, representa o Ministério Público do Estado de São Paulo na CPI da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, participa da COPEVID – Comissão de  Promotores de Justiça de todo o Brasil que atuam no enfrentamento da violência doméstica - e é diretora da APMP Mulher (departamento da associação paulista do Ministério Público).  O trabalho da promotora conta também com  5 projetos contra a violência doméstica: Tempo de Despertar, Maria Linda, Educa-ação, Instruir e Movimento pela Mulher, este último sendo uma ação independente. Ela é  militante na luta contra violência  sofrida por mulheres

Sobre Maria Gabriela Prado Manssur e seus projetos

Formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), Maria Gabriela ingressou no Ministério Público em 2003, sendo aprovada em segundo lugar no concurso público. Durante os anos na faculdade, ela sempre quis lutar pelos direitos das mulheres e decidiu que trabalharia em prol das mulheres. Atualmente, Maria Gabriela atua como coordenadora do Núcleo de Combate à Violência Doméstica da Grande São Paulo II, representa o Ministério Público do Estado de São Paulo na CPI da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, participa da COPEVID – comissão de promotores de justiça de todo o Brasil que atuam no enfrentamento da violência contra a mulher- , é diretora da APMP Mulher (departamento da associação paulista do Ministério Público); e é autora de projetos contra a violência doméstica (veja abaixo) e tem em seu currículo mais de 100 palestras sobre o tema.

  -  Movimento pela Mulher: corrida com grupos de mulheres que já sofreram algum tipo de violência seja ela física ou psicológica, com o objetivo de melhorar a autoestima da mulher. Enquanto o projeto não sai do papel, Gabriela organiza o projeto por conta própria. A última edição do evento reuniu 2 mil pessoas.

   - Educa-ação: palestras em escolas públicas para adolescentes que já estão iniciando suas atividades amorosas com o intuito de prevenir à violência e “catequizar” os garotos para que as mulheres sejam respeitadas. O objetivo do projeto é a prevenção da violência através de noções básicas sobre todas as formas de violência contra a mulher. Até o momento Maria Gabriela visitou mais de 10 escolas atingindo aproximadamente quatro mil alunos.

  -  Instruir:  projeto voltado para os profissionais que trabalham no atendimento às vítimas auxiliando com informações jurídicas de forma a qualificar o atendimento e garantir os acessos aos direitos previstos na Lei Maria da Penha.

 -   Maria Linda: visa levar informação sobre os aspectos jurídicos da Lei Maria da Penha, violência de gênero, empoderamento da mulher, direcionado tanto para a rede protetiva dos direitos da mulher quanto para a comunidade de uma forma geral.

 -   Tempo de Despertar: voltado para homens agressores, o projeto promove encontros em que é discutido o machismo, Lei Maria da Penha e os direitos nela previstos e o desrespeito às mulheres.

20/10/2017

Priscila Sampaio promove 4ª Caminhada contra o Câncer de Mama neste sábado, 21

A vereadora Priscila Sampaio, (PRB), realiza neste sábado, 21, a 4ª Caminhada contra o Câncer de...

19/10/2017

Polícia Militar abre concurso para formação de oficiais

A Polícia Militar do Estado de São Paulo abriu inscrições para a realização de concurso público...

18/10/2017

Aneel autoriza reajuste nas contas de luz de consumidores do DF, GO e SP

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje (17) reajustes nas contas de luz...

17/10/2017

Caixa e BB antecipam em dois dias pagamento do PIS/Pasep a correntistas

Com dois dias de antecedência em relação ao calendário oficial, os correntistas da Caixa...

15/10/2017

Mulher atacada por ex com facão era separada há 6 anos e sofria ameaças

Durante seis anos Edeni Aparecida Rocha da Silva, 37 anos, viveu no inferno, mas somente ela e...

15/10/2017

Exame para certificar mais 1,5 milhão de jovens adultos tem nova data

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos será aplicado no dia 19...

15/10/2017

Rodoanel tem audiência para instalação de postos de combustíveis

No próximo dia 24 de outubro, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp...

14/10/2017

Horário de Verão começa neste domingo, adiante seu relógio em uma hora

Horário de Verão começa à 0h deste domingo (15), e os relógios deverão ser adiantados em uma...

11/10/2017

Unicef: a cada 10 minutos morre uma menina vítima de violência

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lembrou, nesta quarta-feira (11), por ocasião...

21/10/2017

Eduardo Nóbrega diz que ETEC será “divisor de águas” em Taboão

A expectativa com a inauguração da Escola Técnica (ETEC), ao lado da prefeitura vem aumentando a...

21/10/2017

Comissão de Segurança Pública debate uso de câmeras de vigilância em Taboão

A Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última...

21/10/2017

Secretaria de Cultura apoia o aniversário da Comunidade Filosofia de Quintal

Pelo terceiro ano consecutivo a Secretaria de Cultura de Taboão da Serra apóia a realização do...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.