Em sessão tumultuada vereadores de Taboão aprovam vários projetos

Por Sandra Pereira | 18/03/2015

Os vereadores de Taboão da Serra quebraram o jejum e aprovaram nesta terça-feira, 17, seis projetos de autoria dos próprios edis e um oriundo do Executivo. Mas o que marcou a sessão foi discussão em torno da morte da jovem Rosimeire de Sousa Manfrim, 25 anos, moradora do Trianon, que faleceu no Antena e a família acusa ter havido erro médico no atendimento dela. A morte trágica da jovem, cuja causa ainda está sendo apurada, acabou virando moeda política na Casa de Leis. Familiares enlutados da moça foram cobrar a apuração da causa da morte da jovem e a punição dos culpados. A oposição literalmente deitou e rolou em cima do assunto enquanto a situação defendeu que a vida e a morte devem estar acima de quaisquer interesse político. Requerimento à ANTT e Arteris pedindo explicações sobe a construção de alça de saída do Shopping Taboão para Embu das Artes.

Líderes da oposição Moreira e dona Luzia Aprígio pediram o fim das mortes no Atena acusaram a administração da SPDM de irresponsável e cobraram uma ação do governo contra a empresa que administra os pronto-socorros.

 Foi aprovado na sessão projeto do Executivo criando a Controladoria Interna que será um órgão fiscalizador da própria prefeitura e terá status de secretaria. O líder do governo, Eduardo Nóbrega, ressaltou a importância do projeto e disse que os  controladores serão servidores efetivos. 

“Eles vão ter uma responsabilidade grande. Terão de relatar em relatórios anuais se há problemas no uso de recursos púbicos. Se não cumprirem essa tarefa vão responder em conjunto com o alcaide. É muita responsabilidade. É pra evitar gastos excessivos ou desnecessários”, explicou.  

O presidente da Câmara Municipal, José Aparecido Alves, o Cido, cobrou de pronto a apuração e punição dos eventuais culpados pela morte da moça. Salientou que por determinação regimental os familiares dela não poderiam ir à tribuna naquela sessão mas podem fazer isso na sessão seguinte mediante inscrição na Tribuna Popular da Casa. 

“Nós queremos as respostas e que os culpados sejam identificados e punidos”, disparou. 

Sobre a morte trágica da jovem o vereador afirmou que a comissão de Saúde terá a missão de trazer todas as informações sobre o que ocorreu. Aproveitou para novamente puxar a orelha dos diretores da Sociedade Paulista Nancime e Jorge Salomão, que estariam ignorando pedidos de informação feitos pela Casa. 

 “Não há que se lutar contra fatos. Temos que ter a capacidade e a hombridade de assumir todos os seus atos. É assim que o governo vai agir nesse caso. O fato é que houve uma morte e não há bem mais precioso que a vida. Agora temos que saber se a vida dela foi perdida por negligência ou erro médico. Talvez haja erros da própria SPDM. Há que se avaliar profundamente essa tragédia. A família está enlutada, exige resposta, a Câmara exige resposta, o governo quer a resposta e a sociedade também. Respostas verdadeiras. Mas não se pode subir na tribuna e brincar com a dor e o sentimento das pessoas, fazendo politicagem em cima da morte de uma pessoa. A família merece respeito. Se houve negligência tem que apurar e punir. A família não quer ver gente fazendo política na saúde. Peço a oposição responsabilidade: saúde é um direito maior e direito de todos. Não podemos fazer política com saúde. Quero retificar o vereador Moreira: não é doa a quem doer é doa a quem errou”, disparou Eduardo Nóbrega.

O vereador Ronaldo Onishi rendeu de tribuna homenagem à jovem morta e aos familiares enlutados. “A vida é o bem mais precioso e tem de ser defendida por todos. A morte da Rosimeire não pode ser em vão. Mas não está correto politizar a morte de uma pessoa. A vida é um bem precioso. É falta de vergonha querer politizar algo que poderia ter ocorrido com qualquer pessoa ou família. Uma tragédia como essa não pode ser usada para fazer política de oportunismo. Queremos os esclarecimentos dos fatos. Queremos as respostas. Se houver culpado que seja punido. Mas a dona Rosimeire merece respeito”, afirmou.

Entre os projetos aprovados na sessão estão um de autoria do vereador Marcos Paulo,  dá poderes à GCM para fiscalizar os bares, do presidente da Câmara que estabelece critérios para a formulação de indicadores sociais relativos a crianças e adolescentes no Município de Taboão da Serra, do vereador Carlos Eduardo Nóbrega, e que trata da  prestação do serviço de pronto-atendimento  de saúde no Município de Taboão da Serra, da Mesa Diretora da Câmara Municipal alterando a  redação do Parágrafo 1º. do artigo 44 do Regimento Interno da Câmara Municipal, do vereador André Egydio que instituiu a criação de aparelhos de ginástica adaptados para portadores de necessidades especiais e da vereadora Érica Franquini, que dando nome à praça do jardim Intercap bairro onde a vereadora nasceu e cresceu.












Comentários