Prefeito Chico Brito e vereadores cobram melhoria nos serviços da Eletropaulo

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 18/03/2015

Reunião entre o prefeito Chico Brito, vereadores e a AES Eletropaulo aconteceu na segunda-feira (16/3), no Gabinete, para tratar de problemas operacionais que vêm ocorrendo no município, como falta de energia em muitos bairros, o alto número de pedidos de poda de árvores próximas à rede elétrica (causadores por vezes da queda de força) e a implantação da nova subestação de energia elétrica.

Com o aumento do consumo de eletricidade e a expectativa da instalação de novas corporações na cidade - como corredor empresarial que deverá receber 50 empresas em 10 anos - Chico Brito indagou sobre o potencial da nova subestação: ”A distribuição de energia dá conta de atender a população e novos empreendimentos?”.

Em resposta, o diretor de Clientes Públicos da AES Eletropaulo, Artur Tavares, afirmou categoricamente que a nova subestação de Embu das Artes, com 120mva de potência, já possui condições de prover casas e a chegada de novas empresas: “Temos capacidade, carga e estrutura para supri-los”, disse.

Falta energia e poda de árvore

“As chuvas impactam bastante na manutenção da iluminação pública. Creio que para inibir esses percalços, é preciso programar e criar ações preventivas para a poda de árvores”, reivindicou o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Gera Juncal. Cerca de 15 pedidos de podas de árvores por mês foram solicitados por munícipes à Prefeitura em 2014.

O vice-prefeito Natinha, também secretário de Serviços Urbanos, pediu mais interlocução da instituição na questão das podas: “Somos muito cobrados pela população quando acaba a luz, que não entende muitas vezes que nossas ações são limitadas por dependermos da Eletropaulo quando a vegetação atinge a fiação elétrica”.

Entre os vereadores, as solicitações foram poda de árvore (de forma mais adequada e duradoura), solução para falta de energia nas ruas de diversos bairros (que causa aos moradores prejuízos com medicamentos, alimentos e eletrodomésticos e facilita a ocorrência de assaltos e furtos), corte de galhos de eucaliptos na av. João de Batista Medina, recolhimento adequado dos restos de árvores cortados, bloqueio ao acesso dos terrenos da Eletropaulo (que favorecem o depósito de entulhos e a presença de usuários de drogas).

Sobre a falta de energia, Tavares apontou a desproporcional quantidade de queda de árvores na Grande São Paulo em decorrência das chuvas desde dezembro de 2014: “Pra ser ter ideia, só na Capital caíram 1.000 árvores em 15 dias, e isso sobrecarregou nossas equipes”, declarou.

O diretor sugeriu a participação dos Bombeiros e da Defesa Civil na facilitação do acesso das equipes da Eletropaulo a locais alagados, em períodos de fortes chuvas, para agilizar o serviço de retomada da energia.

Ao final, Tavares propôs um “Acordo Operativo” entre Eletropaulo e Prefeitura para solucionar mais rapidamente as demandas da população de Embu das Artes. “Vamos fazer uma ação conjunta para podar árvores e retirar entulhos, com cada um exercendo sua competência”.

A Eletropaulo, junto à Secretaria de Serviços Urbanos, a Defesa Civil, Engeluz e Bombeiros deverão ser os órgãos envolvidos nesse mutirão, determinou o prefeito Chico Brito.

Outros pedidos

O alargamento e posteamento de avenidas (como a Estrada das Veredas e a Vereador Jorge de Souza) também foram requeridos por Chico Brito.

Já o secretário de Obras, Nelson Pedroso, solicitou a ligação da rede elétrica aos novos prédios públicos que deverão funcionar futuramente, como a UPA Santo Eduardo, a UBS Jardim Angela, a Praça do Jd. do Colégio e a Praça do Jd. Tomé.

Queixas no Procon

No ano de 2014, o Procon de Embu das Artes registrou 80 queixas enviadas à Eletropaulo. Em 2015, já foram 33 reclamações. Na proporção mensal, houve aumento de 40% com relação ao ano anterior, até o momento.

Também presentes à reunião

AES Eletropaulo: José Antonio Martins (gerente de Poder Público); Andrea Câmara Andrade (coordenadora de Clientes Públicos); Nadja Regina de Souza (gestora comercial) e Valdir Stokna (coordenador de desempenho de rede).

Vereadores: Doda Pinheiro, Gilson Oliveira, Clidão do Táxi, Luis do Depósito, João Leite, Jefferson do Caminhão e Rosana Almeida. 

Assista reportagem do SPTV sobre falta de energia em Embu das Artes

Comentários