Fernando Fernandes acompanha ação de combate à dengue

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 6/03/2015

Funcionários da Prefeitura de Taboão da Serra se mobilizaram e aderiram, no dia 28 de fevereiro, a campanha “Combate a Dengue: Eu faço parte!”, organizada pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Defesa Civil e demais secretarias municipais.

Cerca de 250 servidores e voluntários saíram às ruas, espalhados em 29 áreas da cidade, para levar esclarecimentos aos taboanenses. De porta em porta, foram entregues materiais explicativos, como folders e panfletos, sobre a prevenção e cuidados a serem tomados no combate à doença e proliferação do Aedes aegypti, além dos principais sintomas da dengue. 

O prefeito Fernando Fernandes, que acompanhou de perto a mobilização, fez questão de frisar sobre a importância da ação. “Queremos chamar a atenção do maior número de pessoas possíveis. Se cada um fizer sua parte, conseguiremos amenizar a situação”, diz. “Com posse de informações esclarecedoras e orientações conseguimos identificar os possíveis focos da dengue e tomar as precauções. Pequenas mudanças de hábito são essenciais para combater o transmissor”, finaliza.

Os moradores também foram informados sobre o fumacê, a nebulização de inseticida para matar os mosquitos adultos enquanto estão voando. Foram repassados alguns cuidados necessários durante a aplicação.

Para a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, a ação serviu para alertar os taboanenses sobre as providências a serem tomadas dentro de casa, onde está a maioria dos criadouros do mosquito. “A fêmea do Aedes se reproduz em qualquer recipiente que possa acumular água, explica.

A Prefeitura também criou o “Disque Dengue: (11) 4788-5609”, canal atrelado à Ouvidoria para que os moradores possam fazer denúncias, esclarecer dúvidas ou obter informações sobre o combate à doença. O serviço funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são febre alta, dores de cabeça, nas articulações, na musculatura e no fundo dos olhos. Cansaço, náuseas, vômitos e manchas vermelhas pelo corpo também podem aparecer. Em caso de suspeita da doença, os moradores devem procurar o posto de saúde mais próximo e beber bastante líquido, principalmente água e soro caseiro. É importante não tomar remédio por conta própria.

Comentários