Taboão terá 4 mil vagas em cursos gratuitos de cultura

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 30/07/2010

Música, arte e dança para pessoas de todas as idades, raças e classes sociais, e em todas as regiões da cidade. Esse é o objetivo do Programa Cultura para Todos, idealizado pela Prefeitura de Taboão da Serra e que vai oferecer cerca de 4 mil vagas em cursos gratuitos em vários pontos da cidade. As inscrições para os cursos vão de 02 a 13 de agosto.


Com o novo programa, as aulas que eram oferecidas no Liceu de Artes e em outros equipamentos serão oferecidas também em entidades e associações através de parceria com a prefeitura, ampliando assim os locais e o número de atendimentos. De acordo com a vice-prefeita, professora Márcia Regina, as parcerias proporcionam que a cada quilômetro da cidade o taboanense tenha onde fazer cursos na área de cultura. “Serão mais de 30 cursos em 20 pontos diferentes de Taboão da Serra, isso possibilita o aumento de 1500 para 4 mil vagas. Assim a prefeitura está não só está garantindo o acesso a cultura, como também promovendo a formação cultural dos taboanenses”, enfatiza Márcia.


Outra novidade é que a Escola de Música vai mudar o processo seletivo, passando agora ser de caráter classificatório e não mais eliminatório. Assim mesmo aquelas pessoas que nunca tiveram nenhum contato com a música terão a oportunidade de aprender, nas turmas de iniciação e aquelas que já tem alguma experiência poderão aprimorar seu conhecimento nas turmas específicas.

 
Além dos cursos de violão, violino, flauta, pintura, cerâmica, balé, teatro e outros, a prefeitura vai promover também oficinas, apresentações, exposições e palestras. A ideia é promover a difusão cultural, propiciando o resgate e a valorização da cultura popular e local. “Dessa forma vamos ampliar o acesso às expressões culturais, promovendo a auto estima, a cidadania, o sentimento de pertencimento, e a diversidade cultural a toda a população”, diz a vice-prefeita.


Ainda de acordo com Márcia, a Secretaria de Cultura e Turismo que agora também é responsável pela Biblioteca Municipal, promoverá encontros de incentivo a leitura levando parte do acervo da Biblioteca para diversos pontos da cidade. Também já está em andamento, o processo de licitação que vai trazer para a cidade, através de parceria com o Governo Federal, a “Carreta da Cultura” para levar apresentações culturais por toda a cidade. “Até o final deste ano teremos muitas novidades, todas visando a garantia do direito de cultura pra todos”, finaliza Márcia.


Para conhecer os locais e cursos que a Secretaria de Cultura oferece, acesse o site da prefeitura www.taboaodaserra.sp.gov.br ou ligue para a secretaria nos telefones 4787-1377 e 4135-1780.

Serviço:
Secretaria de Cultura e Turismo
Rua das Camélias, nº20 – Parque Assunção
Telefones: 4135-1780/4787-1377

Por Nely Rossany

Comentários