Mês da Mulher com orquestra, exposição e roda de conversa em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 5/03/2015

O Mês da Mulher em Embu das Artes será aberto no dia 8 de março (Dia Internacional da Mulher), com divulgação do atendimento feito à mulher no município e apresentação da Orquestra Jonicler Real.

Mulheres da cidade e região foram convidadas para a Exposição Olhar Feminino nas Artes: Caminhos, Veredas, Diversidades, que abre no dia 9/3, com obras (pintura, cerâmica, desenho, escultura) de artistas da cidade e região, como Silvia Marques (premiada no 28º Salão de Artes Plásticas), Silvana Borges, Adele Klinc, Raquel Trindade e Tônia do Embu.

A Campanha “Embu das Artes abraça a todas: respeito e igualdade à diversidade” será lançada no dia 10/3, com ações de prevenção e promoção, a exemplo do Programa Saúde da Mulher, coordenado pela Secretaria de Saúde, e dos programas de inclusão social, serviços de apoio jurídico e psicológico, da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional.

A programação deste ano dá continuidade às iniciativas que vêm sendo adotadas em benefício da mulher. Em 2014, durante a Campanha de Combate a Violência contra a Mulher, que contou com a Unidade Móvel de Atendimento à Mulher, doada pela Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, para a Região Metropolitana de São Paulo, vários serviços foram colocados à disposição. No mês de setembro, o ônibus equipado, levou serviços de proteção à mulher às zonas rurais, periféricas e ribeirinhas, áreas distantes do centro. Foram oferecidos: cadastro para vagas no PAT, orientação para o programa Bolsa Família, orientação com psicóloga e assistente social, roda de conversa sobre violência doméstica, Lei Maria da Penha, resignificação dos papéis masculino e feminino na sociedade e rompimento com o ciclo da violência.  O resultado desta e outras ações serão divulgados na abertura do Mês da Mulher 2015.

Bate-papo com o prefeito

Com uma política pública consolidada em defesa dos direitos da mulher, através do Centro de Referência da Mulher (CRM), Embu das Artes também terá oportunidade de debater as propostas do prefeito da cidade, Chico Brito. Ele, que é sociólogo de formação e que fortaleceu ainda mais as políticas públicas de atendimento à mulher, estará, no dia 9/3, das 15h às 16h, no facebook (Governo da Embu das Artes).

Programação do mês

8/3, 9h – abertura, com apresentação da Orquestra Jonicler Real, oficinas, show e coral. Largo dos Jesuítas, s/nº, em frente ao Museu de Arte Sacra. 

8/3, 15h – Exposição Olhar Feminino das Artes: Caminho, Veredas, Diversidade. Visitas diariamente, das 9 às 18h, Centro Cultural Mestre Assis do Embu (largo 21 de Abril, 29)

8/3, das 10 às 13h – Roda de Capoeira feminina (Berimbau de Prata). Escola Estadual João Martins (Estrada de Itapecerica a Campo Limpo, 52, Jd. Célia Regina)

8/3, das 10 às 13h – Pintura Solidária. Largo dos Jesuítas, s/nº, em frente ao Museu de Arte Sacra.

9/3, 15h – bate-papo com o prefeito pelo facebook (Governo de Embu das Artes), sobre o tema Políticas Públicas para as Mulheres

10/3, 14h – lançamento da campanha “Embu das Artes abraça a todas: respeito e igualdade à diversidade”. Centro Cultural Mestre Assis (largo 21 de Abril, 29)

. Apresentação de Coral do Centro de Referência da Juventude (CRJ)
. Participação de mulheres das diferentes cores e raças
. Exposição dos dados estatísticos de atendimento à mulher no CRM em 2014
. Exposição de fotos de atividades desenvolvidas pelo CRM em 2014

Palestras

Serão realizadas palestras, abertas às famílias atendidas pelos programas Renda Cidadã e Bolsa Família, nas seis unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS): Pinheirinho,Vista Alegre, Dom José, Casa Branca, São Marcos e Centro.

12/3 – 9h – Casa do Caminho (Rua Eucaliptos, 277, Jd.Pinheirinho)

17/3 – 14h – Paróquia Santa Otília (rua São Rafael, 2) – CRAS Vista Alegre

18/3 – 9h – Centro Cultural Santo Eduardo (rua Iva,100) – CRAS D. José

19/3 – 13h30 e 15h30 – CRAS Casa Branca (av. João Paulo II, 1799)

24/3 – 9h – Igreja Quadrangular (rua Manhuaçu, 91, Pq Pirajuçara) – CRAS São Marcos

25/3 – 9h – Centro Cultural Mestre Assis (largo 21 de Abril, 29) – CRAS Centro

Informações: tel. 4704-4568

Comentários