Vereadores ameaçam CPI contra Shopping Taboão pela não construção da alça de saída para Embu das Artes

Por Sandra Pereira | 4/03/2015

A Câmara Municipal de Taboão da Serra aprovou nesta terça-feira, 3, dois projetos de lei em regime de urgência. O primeiro  deles cria 632 cargos de técnico de enfermagem, por meio de concurso público, na prefeitura de Taboão da Serra. O segundo trata da  denominação de vias  públicas no loteamento Ponte Alta, uma área invadida e posteriormente urbanizada. Além da aprovação dos dois projetos os vereadores trataram sobre a saúde e a realização do mutirão contra da Dengue no dia 28. Mas o que esquentou mesmo o clima na sessão foram as críticas contundentes ao Shopping Taboão pela não construção da alça de saída para Embu das Artes. O presidente da Casa, vereador José Aparecido Alves, o Cido, chegou a propor  CPI contra o estabelecimento, anteriormente ele havia ameaçado cassação do alvará de funcionamento do local.

“Tivemos uma comissão especial aqui e o Shopping se comprometeu a construir a alça. Ainda que a BR seja municipalizada o estabelecimento deve esse compromisso a cidade. O prazo está se esgotando.Se for necessário vamos abrir uma CPI e porque não? Se o Shopping se recusar a fazer a alça a CPI será o caminho. Eles vão ter que explicar porque a alça consta no projeto inicial e não foi construída até hoje. Essa cidade tem representante e eles são comprometidos com a população”, argumentou o presidente.

O vereador Marcos Paulo foi quem trouxe à tona novamente o assunto da construção da alça de acesso do shopping Taboão no sentido de Embu das Artes, que foi prometida há mais de um ano numa reunião na Câmara Municipal, onde ficou definido que a construção seria feita até setembro de 2016. Paulinho disse que vai cobrar e não aceita meias verdades ou enrolação. Ele afirmou que não tem compromisso com o estabelecimento. Disse que não pediu voto no local e se comprometeu a apoiar a CPI contra o shopping observando que a atual Legislatura veio para fazer a diferença. Pela comoção que o tema provocou entre os vereadores ficou claro que a proposta da CPI contra o Shopping Taboão conta com pelo menos 5 assinaturas, número suficiente para viabilizá-la.

“A alça é uma questão da Casa. Nós não esquecemos e vamos cobrar. Esse vereador está de olho e vai cobrar. Não adianta vir com semáforo ou outra contrapartida. Se o shopping está pensando em fingir que vai construir a alça está enganado. Nós vamos cobrar. Se vier obra com semáforo vou cobrar que o Shopping entregue aos cofres municipais o valor correspondente a obra”, disparou Marcos Paulo.

O vereador Ronaldo Onishi reforçou a cobrança da alça e lembrou que o shopping fez duas ampliações, planeja a terceira, aumentou o valor da cobrança de estacionamento para R$ 7, 50 e ainda assim se recusa a construir a alça de acesso que é essencial na questão da mobilidade.

“Nós não iremos prevaricar. A CPI também tem a minha assinatura. Acredito que essa Casa deve trazer o Shopping aqui para prestar esclarecimentos sobre essa questão que é importante para a nossa cidade e a região. É preciso esclarecer a população de Taboão da Serra sobre o que está ocorrendo. Há notícias de que o projeto não foi apresentado a ANTT. Esse parlamento não é formado por meninos. O Shopping prometeu e vai ter que cumprir”, alfinetou.

A vereadora Joice Silva apresentou requerimento para cobrar explicações do Shopping em relação ao repasse que o estabelecimento deveria fazer ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Segundo ela desde 2012 o repasse não ocorre, mas, o tíquete de cobrança do estacionamento traz a afirmação de que parte do recurso é destinado ao fundo. Joice Silva lembrou que a doação é voluntária, mas que o estabelecimento se comprometeu a efetuá-la e ainda a utiliza a informação como meio de propaganda.

“Raramente o shopping imprime o cupom fiscal do estacionamento. Todas as vezes que vou lá tenho que pedir o cupom. Isso é uma grande sonegação aos cofres públicos. O repasse ao fundo é uma obrigação moral já que o shopping se comprometeu a fazer. Ele está enganando aos consumidores desde 2012 quando deixou de repassar os recursos ao fundo e ainda continua fazendo propaganda disso de forma irregular. Essa questão da alça não é brincadeira a cidade quer e vamos cobrar”, declarou.

Na sessão desta terça-feira, ficou mais que evidente que quem vai nadar de braçada na Câmara nos próximos dois anos é o líder do governo na Casa, vereador Eduardo Nóbrega. Ele respondeu prontamente e abafou em segundos as críticas frágeis que os vereadores da oposição fizeram ao governo, especialmente as que foram direcionadas a secretária de Saúde Raquel Zaicanner. A fragilidade das críticas foi evidenciada pelo fato delas terem sido colocadas e apaziguadas pelos próprios vereadores da oposição que admitiram ser atendidos com frequência pela secretária.

Dessa forma o líder acabou usando seu tempo para enaltecer as obras do governo e elogiar as próximas ações previstas entre as quais estão diversas inaugurações de escolas e creches.

Projetos de urgência

Os dois projetos de urgência do Executivo aprovados na longa sessão desta terça-feira, 3, foram considerados essenciais pelos vereadores. Para o presidente Cido as  duas urgências se justificam. A primeira pela necessidade da criação do cargo de técnico de enfermagem nos quadros da prefeitura.  “Todos sabemos que todo esforço em favor da saúde é essencial. A segunda vai trazer dignidade aos moradores do Ponte Alta. Hoje os moradores daquele local esquecido historicamente não recebem suas correspondências e sofrem com os transtornos dos extravios constantes”, afirmou .

A vereadora Érica Franquini lembrou que a prefeitura vai abrir 632 vagas para técnico de enfermagem por meio de concurso público. Ela disse que a função de auxiliar de enfermagem está se extinguindo enquanto a de técnicos está em ascensão.

Ronaldo Onishi fez alerta contra dengue, lembrou ação do último sábado contra a doença. Pediu empenho dos moradores em geral no combate aos focos do mosquito.

O capoeirista Gerson Ribeiro, o mestre Colher de Pedreiro, que mantém projeto no jardim São Salvador em Taboão da Serra, usou a tribuna para pedir a inclusão do dia comemorativo da Capoeira na cidade, em 23 de novembro. O projeto de autoria do vereador Professor Moreira deverá ser votado posteriormente.

Os vereadores aprovaram voto de louvor ao investigador da Polícia Civil, Luis Peniche, pelos relevantes serviços prestados à população da cidade. A secretária de Saúde Raquel Zacainer, também recebeu voto de louvor pela realização do ato contra a Dengue que ocorreu na cidade no sábado, 28.


Comentários