Associação Embu-Hino tem novo presidente

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 24/02/2015

A Associação Embu-Hino tem um novo presidente: Yasuyuki Hirasaki, assessor da Presidência da Sansuy S. A. Indústria de Plásticos, empresa instalada no município. A decisão ocorreu na sexta-feira (20/2) durante reunião entre membros da diretoria e do conselho da entidade na Prefeitura de Embu das Artes.

Hirasaki também é diretor da Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento (Asfamas), vice-presidente do Centro Cultural Hiroshima do Brasil, presidente do Grupo Amigos do Pirarucu Brasil (GAP-BR), entre outras instituições.

“Com meu conhecimento, articulação e relacionamento, posso ajudar a por em prática, mais rapidamente, as ações de intercâmbio educacional e cultural entre as duas cidades”, declarou Hirasaki.

Hino é cidade da província de Shiga, a 450 km de Tóquio, com cerca de 170 mil habitantes. Ela é cidade-irmã de Embu das Artes no Brasil e tem laços de cooperação desde 1982, com a promulgação da Lei 872/82. As cidades são reconhecidas por possuírem características semelhantes - geográfica, política, econômica, cultural e referências históricas comuns.

O secretário de Governo, Paulo Giannini, ressaltou a necessidade da Associação avançar na proposta de cooperação em áreas de interesse comum entre as co-irmãs. “Professores e estudantes da rede de ensino das duas cidades deverão trocar informações sobre educação neste ano e, em 2016, a relação se estreitará entre o corpo docente delas”, revelou.

Em julho de 2014, uma comitiva da cidade japonesa esteve em Embu das Artes e, durante o encontro com a Delegação, o prefeito Chico Brito destacou a contribuição da colônia nipônica para a formação da cidade através de loteamentos, das cooperativas agrícolas e da arte.

Na ocasião, Chico Brito foi convidado a participar do aniversário de 60 anos de Fusão das Cidades e Aldeias em Hino, no Japão, a convite do prefeito de Hino, Naohiro Fujisawa. A solenidade acontecerá no mês de março.

Ainda naquele encontro, as duas cidades acordaram em estabelecer um Protocolo de Intenções com objetivo de cooperação educacional.

Também presentes na reunião: secretários municipais Valdir Barbosa (Turismo), Maria Emília dos Santos (Controladoria); secretário executivo do Conisud, Paulo Oliveira; ex-presidente da Associação Embu-Hino, Paulo Sugahara, e o diretor do jornal Hora Exata, Olmaro Bebiano.

Aprendendo japonês

O Protocolo de Intenções será oficializado em março, com a assinatura do documento entre as cidades, durante a visita da comitiva embuense ao Japão. O objetivo deste instrumento é proporcionar a aprendizagem da Língua Japonesa aos alunos da rede municipal de Embu das Artes e, em contrapartida, da Língua Portuguesa aos estudantes japoneses.

A relação de amizade e interação mútua existente desde 1982, com a promulgação da Lei 872/82, a forte presença a colônia japonesa no município, que culminou na Semana da Cultura Japonesa e o dia municipal da imigração japonesa em 18 de junho, além da visitação da Delegação de Hino à cidade em julho de 2014, reforçaram o interesse recíproco em fomentar a cooperação educacional e cultural.

A compreensão da cultura do Japão são considerados elementos importantes para contribuir para a educação de crianças e adolescentes daqui, que se encontram em um mundo cada vez mais unificado.

Comentários