Carnaval: Prefeitura de Embu das Artes faz conscientização sobre DST e Aids

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 15/02/2015

Para que os foliões curtam o carnaval com mais alegria e segurança, a Secretaria de Saúde de Embu das Artes irá distribuir camisinhas, lubrificantes íntimos e folders explicativos sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST) e Aids. A distribuição acontece no Parque Francisco Rizzo nos quatro dias de folia. A expectativa é de que mais de 70 mil preservativos sejam entregues. As equipes de distribuição estarão com a camiseta do Carnaval 2015 na cidade.

Vale lembrar que para aqueles que tiveram relações sexuais desprotegidos (sem o uso do preservativo), anais, vaginais e orais, ou ainda fizeram uso de entorpecentes por compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas, podem contar com o teste rápido de HIV-Aids, disponível nas Unidades Básicas de Saúde de todo o município. O teste é seguro, sigiloso, gratuito, tem duração de apenas 30 minutos e é realizado por punção (como o exame de glicemia). O teste poderá ser feito após a passagem da janela imunológica, ou seja, um mês após o contato de risco.

A Aids

A Aids não tem cura, mas tem tratamento e o diagnóstico precoce reduz a chance de transmissão do vírus e o risco de infecções do paciente. No caso de resultado positivo do teste, a pessoa recebe atendimento imediato e encaminhamento. É preciso enfrentar o medo que muitos têm de fazer o exame, já que, de acordo com o Ministério da Saúde, 150 mil brasileiros são portadores do vírus HIV e não sabem.

As DSTs

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha com uma pessoa que esteja infectada e geralmente se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mais conhecidas são gonorreia e sífilis.

Para mais informações, falar com Geanne Greggio, coordenadora do Programa DST-Aids, na UBS Centro, pelo telefone 4704-5029.

Veja aqui o endereço das unidades básicas de saúde da cidade.

Comentários