Ecoponto já recolheu 220 toneladas de pneus velhos em Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 5/02/2015

Na cidade de Embu das Artes, os pneus de borracha velhos e inutilizados podem ter um fim correto, sem agredir o meio ambiente e sendo aproveitados para reciclagem, se forem entregues no Ecoponto de Pneus Velhos, uma parceria da Prefeitura de Embu das Artes com a W.M. Pneus e Borracharia e a Reciclanip.

Desde agosto de 2014, esse ponto de coleta já recebeu 220 toneladas do material. São cerca de 2.500 unidades por semana que têm destinação ambientalmente adequada, seguindo a Resolução nº 416/2009 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

A ação tem a finalidade de reduzir o lixo, a contaminação do solo e inibir a retirada de recursos naturais para produção do pneu. Outros objetivos são a economia de energia gerada no processo de incineração dos pneus e o aumento da vida útil dos aterros sanitários.

Na questão de saúde pública, se armazenados de forma incorreta, eles favorecem a proliferação de doenças como dengue, malária, leptospirose e agora a chicungunha.

“A ideia surgiu há cerca de 4 anos pelo nosso interesse em causas ambientais e, como já tínhamos o comércio, optamos por recolher pneus. A partir da iniciativa do então secretário de Serviços Urbanos, na época, Clóvis Cabral, o projeto foi iniciado”, disseram os proprietários da W.M. Pneus, Milton e Vanda Tomaz.

Moradores, borracharias, centros automotivos e empresas podem levar os pneus até o local indicado no endereço abaixo - pessoa jurídica precisa fazer cadastro. Na impossibilidade de transporte, eles poderão ser retirados nas residências ou estabelecimentos.

Endereço: rua Muni Steimberg, 260, Centro (atrás da loja BBB Outlet)
Dia e horário: de segunda a sexta, das 8h30 às 17h
Telefone: 4778-1339

Como é a reciclagem?

O processo de recuperação e regeneração dos pneus exige a separação da borracha vulcanizada de outros componentes (como metais e tecidos, por exemplo). Os pneus são cortados em lascas e purificados por um sistema de peneiras. As lascas são moídas e depois submetidas à digestão em vapor d'água e produtos químicos, como álcalis e óleos minerais, para desvulcanizá-las.

O produto obtido pode ser então refinado em moinhos até a obtenção de uma manta uniforme ou extrudada para a obtenção de grânulos de borracha.

Este material tem várias utilidades como: cobrir áreas de lazer e quadras esportivas; fabricar tapetes para automóveis; passadeiras; saltos e solados de sapatos; colas e adesivos; câmaras de ar; rodos domésticos; tiras para indústrias de estofados; buchas para eixos de caminhões e ônibus, entre outros produtos.

Comentários