Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano
Taboão realiza I Seminário dos direitos da Pessoa com deficiência no Cemur
Deficientes em busca dos direitos iguais. Sem dúvida esse é o principal objetivo da realização do I Seminário Municipal dos direitos da pessoa com deficiência: acessibilidade e inclusão realizada na última sexta-feira, 23, no Cemur, em Taboão da Serra.
O evento contou com a participação efetiva dos deficientes tanto físicos quanto mentais que assistiram palestras da Supervisora de ensino da rede municipal de educação, Rita Hortência da Silva Queiroz com o tema Educação Inclusiva e dos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dr. Jorge Rafael Evangelista e Dr. Rodrigo Barone que abordaram o tema “Aspectos Jurídicos da Interdição”. A assistente social Mirian Meneghini Rodrigues falou sobre o beneficio da prestação continuada.
Os participantes ainda discutiram temas como Saúde, Educação, Trabalho, Mobiliário Urbano e Arquitetônico, Transporte e Acessibilidade e elaboram propostas para serem apresentadas ao Prefeito de Taboão da Serra, Evilásio Farias. Para conhecimento de quem quer ser conselheiro do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, o presidente Josemar da Luna Costa fez uma breve apresentação do “Papel do Conselheiro”.
“É obrigatório por lei que a vida social do deficiente seja incluída na sociedade, que eles tenham o mesmo direito que todos têm, que possam usar de suas palavras para expressar o que querem ou não e que possam sempre lutar pelos seus direitos, na educação, saúde, trabalho, que consigam viver como qualquer ser humano”, defendeu Josemar da Luna Costa, presidente do Conselho.
A Assistente Social Mirian Meneghini explicou ao Jornal na Net que é de extrema importância realizar seminários na cidade, para mostrar aos deficientes que ele pode e é capaz de garantir todos os seus direitos. “A sociedade é ensinada a pensar que o deficiente não é capaz e não pode ter a mesma vida de quem não tem nenhuma deficiência, mas é preciso mostrar através da lei que ele é capaz sim de garantir acesso, informação, educação, trabalho”, afirmou.
Além das palestras e a apresentação do regimento interno do Conselho, foi realizada a assembleia para a eleição dos conselheiros representantes da sociedade civil para o biênio 2010/2012. Também estava presente representando a Associação Comercial e Empresarial de Taboão da Serra, Maria de Lourdes.
Aviso: No momento do cadastro são capturadas informações que possibilitam a identificação individual do usuário e de seu computador
Uma série de atrações desde Exposição de Orquídeas que começa no próximo sábado, passando por...
A Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria de Participação Cidadã, informa, nesse dia...
Mais de 500 pessoas compareceram ao Cemur, na quinta, 10 de maio, para comemorar o Dia das Mães....
Em clima festivo e de confraternização a Polícia Militar realizou nesta quarta-feira, 16, na...
A determinação de despejo expedida pela juíza Bárbara Cardoso de Almeida, da 2° Vara de Embu das...
Iniciaram as obras para a cobertura e iluminação da quadra do Jardim dos Moraes. Com isso será...
Na manhã desta quarta-feira, dia 16, uma comissão de nove vereadores visitou as obras de...
Segundo dados preliminares do Censo de 2010, feito pelo IBGE, no Brasil há ainda 600 mil...
O fim do fornecimento definitivo das sacolas plásticas em praticamente todos os supermercados...
Uma liminar concedida na noite desta sexta-feira (11) pela juíza do Trabalho Maria Eulália de...
Uma série de atrações desde Exposição de Orquídeas que começa no próximo sábado, passando por...
A Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria de Participação Cidadã, informa, nesse dia...
O atropelamento que matou, na noite da última sexta-feira, dia 11, Ednéia Abreu, mãe de três...