Início das aulas na rede municipal de Embu das Artes

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 27/01/2015

A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Educação, informa que as aulas do ano letivo 2015 iniciam-se na segunda-feira, 9/2, conforme a portaria 01/2015. Os professores retornarão às atividades em 4 de fevereiro para Planejamento.

Antes da volta às aulas, gestores escolares, professores coordenadores pedagógicos, coordenadores gerais das associações e convênios e membros do conselho escolar, participarão de Encontros de Formação Continuada - "Diálogos Curriculares", nos dias 2, 3, 5 e 6/2, para a discussão do “desafio do professor coordenador pedagógico e as práticas escolares”.

O objetivo da ação é aprimorar e ampliar o conhecimento dos Gestores e Coordenadores Pedagógicos, quanto à reorganização do currículo, a construção coletiva e participativa no processo de Formação Continuada, a organização dos registros pertinentes a cada comunidade escolar, ao processo de planejamento e projetos desenvolvidos pela equipe de educadores, considerando o Projeto Político Pedagógico como um norteador das ações desenvolvidas nas escolas e primando pela participação cidadã e democrática de todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

O evento ocorrerá no Centro Cultural Mestre Assis de Embu, das 8 às 17h, e contará com a presença de representantes do Conselho Tutelar I e II, secretários municipais e vereadores. Confira a programação:

2/2

8h às 8h30 - Café da Manhã
8h30 às 9h– Apresentação Cultural – Quinteto de Cordas
9h às 10h– Abertura Oficial: Secretário de Educação Paulo Vicente dos Reis - “Os princípios da Formação Continuada e as contribuições dos resultados nas aprendizagens”
10h às 10h30 - O transporte Escolar Porta a Porta: “Garantir o acesso e permanência aos estudantes da Rede Municipal de Embu das Artes.”
10h30 às 12h30 -  Mesa Temática: “A Concepção de Educação com princípios democráticos.” Lídia Balsi - ( Psicopedagoga e Coordenadora  Programa Nacional dos Conselhos Escolares), Laura Dantas  - (Mestre em Linguagem – USP e  Gestora da E.m Magali) e Manoel Santos (Professor de História e Filodsofia, Pós Graduando em Planejamento e implementação de Gestão de E.A.D/U.F.F – Mediador: Vinicius  Zammataro
12h30 às 13h - Plenária
13h às 14h -– Almoço
14h às 16h30 - Mesa Temática: “O Currículo e as contribuições das teorias de Aprendizagens.”  Ronaldo Ferreira Negrão (Mestre Educação: Psicologia da Educação - PUC/SP), Sandra Sori (Pedagoga e Diretora do Deptº Educacional de Guarulhos) e Tiago Rufino(Formação em Letras e Filosofia e Pós Graduação em Formação de Professores - Guarulhos). Mediadora Cristina Morais.
16h30 às 17h- Plenária

3/2

8h às 8h30 – Café da Manhã
8h30 às 9h - Apresentação Cultural – Teatro Popular Solano Trindade
9h às 12h - Mesa Temática: “O Currículo e a Educação das Relações Étnico Raciais, direito à diversidade.”  Marisa Araújo (Assistente Social e  Assessora de Igualdade Racial – Embu das Artes) , Rafael Pinto (Coordenador do Observatório de Igualdade Racial – Prefeitura Municipal de São Paulo)  Araci Consolini (Pedagoga /USP Especialista em Ed.de Surdos) – Mediador: José Lucena.
12h às 12h30 - Plenária
12h30 às 14h – Almoço
14h às 17h – G.T  “Estrutura do Planejamento com foco na modalidade organizativa: Projetos.” ( Equipe de Orientação e Acompanhamento Pedagógico).

5/2

8h às 8h30 – Café da Manhã
8h30 às 9h- Apresentação Cultural – dança contemporânea Escola de bailado – Taboão da Serra
9h às 12h - Mesa Temática: “O Projeto Político Pedagógico e as contribuições para construção do currículo” Lúcia Gusson Aguiar (Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento – Mackenzie), Ana Paula (Pedagoga - Gestora da E.M Villa Lobos) e Nilton Bispo (Pedagogo – Mestrando no Programa de Educação – PUC/SP -  Mediadora: Genilda Valadão
12h às 12h30 – Plenária
12h30 às 14h– Almoço
14h às 17h– G.T: “O papel do coordenador pedagógico e as orientações para construção do registro”. (Orientação e Acompanhamento Pedagógico).

6/2

8h às 8h30 – Café da Manhã
8h30 às 9h – Apresentação Cultural – Karla Magalhães
9h às 12h - “O Papel da Supervisão de Ensino e as normativas do trabalho com a gestão escolar.” Coordenação Ana Paula Santos (Assessoria de Gestão Educacional)  e  equipe de Supervisores de Ensino.
12h às 14h - Almoço
14h às 16h - “O Trabalho das instituições da Secretaria de Educação e os procedimentos junto aos gestores Escolares. Coordenação Ana Paula Santos (Assessoria de Gestão Educacional) e Coordenadores das instituições da S.M E.
16h às 17h– Encerramento com Secretário de Educação - Paulo Vicente dos Reis

Apresentação e Relato do Projeto – Cidade Leitora

 

Comentários