Um dos principais artistas de Embu das Artes nascia há 101 anos

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 5/01/2015

Hoje, 5/1, Embu das Artes, especialmente seus artistas e mais ainda seus terracotistas, como Tônia do Embu e Rita do Embu, festejam o aniversário de nascimento de um dos mais importantes artistas da cidade: Tadakyio Sakai.  Nascido em Nagasaki, no Japão, Mestre Sakai (5/1/1914-2/5/1981), ao lado de Cássio M’Boy (1896–1986) e outros talentos de sua época, colaborou para tornar a cidade um centro de cultura e arte. Produziu peças que estão espalhadas pelo mundo e algumas na exposição permanente no Memorial Sakai (rua Rebolo Gonzáles, 185, Vila Cercado Grande, tel. (11) 4241-5993), que funciona de segunda-feira a domingo, das 8h às 17h.

Sakai produziu, ensinou e cultivou a arte e também se empenhou pela preservação da memória cultural da cidade. Ajudou a manter a dança folclórica mineiro-pau, apresentada pelos filhos do artista Mestre Gama, vestidos com as roupas doadas por Sakai e a mulher, Suzuki, que comprava o tecido e as produzia. O mineiro-pau de Mestre Gama continua existindo, assim como a Festa de Santa Cruz, realizada anualmente no bairro Cercado Grande, no qual o artista viveu e colaborou pelo seu resgate e pela sua preservação.

Em 2014, o conjunto arquitetônico Cruzeiro, Memorial Sakai e Capela de Santa Cruz passou a integrar o conjunto de áreas e equipamentos de esporte e lazer da cidade. O projeto, feito em conjunto com o Ministério do Turismo, incluiu a revitalização da praça do Memorial e construção de quadra poliesportiva, de 20 x 12 metros, com traves, tabelas de basquete e arquibancada, calçada com acessibilidade em todo entorno da praça, reforma do Cruzeiro, instalação de parque infantil, iluminação e paisagismo. A praça recebeu o nome de Victor Brecheret e foi entregue pelo prefeito Chico Brito aos moradores do Jardim Sílvia, Vila Cercado Grande, Vila Bonfim e região em dezembro de 2014, dentro do programa Fim de Ano Espetacular, com entrega de diversas obras à população nos meses de novembro e dezembro.

Comentários