Natal Sem Fome promove espetáculos de dança e teatro em Embu

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 5/12/2014

No intuito de valorizar e incentivar o ato de solidariedade dos colaboradores do Natal Sem Fome, o Centro Cultural Mestre Assis recebe dois eventos culturais, onde a entrada será  1kg de alimento não perecível. A campanha Natal Sem Fome Curta e Compartilhe é uma iniciativa da Prefeitura de Embu das Artes, por meio daSecretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, por meio do Fundo Social de Solidariedade.Esse ano, a meta é atender 1.200 famílias com Cestas de Alimentos de Natal, a serem distribuídas pelo Banco Municipal de Alimentos.

O objetivo da Campanha é levar alimentos para a mesa do maior número de pessoas, resgatando o espírito natalino através de um ato de solidariedade. Ajude você também! Doações podem ser entregues no Banco de Alimentos (Rua Castro Alves, 135, Vila Castro Alves), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h. Leite em pó, arroz, feijão, enlatados, molho de tomate, café, macarrão, oléo, açúcar e produtos alimentícios de natal, estão entre os alimentos que podem ser doados para a campanha.

Na sexta-feira, 5/12, às 17h30, Embu das Artes receberá o Espetáculo de Dança do Núcleo de Dança Pélagos -Y-KHYSSA, que significa "O que é meu", no dialeto Yathê da tribo indígena Funiô de Pernambuco. Segundo membros do grupo, esse tema foi o grande norteador da pesquisa sobre apropriação e pertencimento. “O que é meu? Minhas crenças? Minhas tradições? Meu cheiro? Minha cor? Meu canto? Minha casa? O que me constitui? Todas essas perguntas desembocaram em um corpo em estado de investigação constante, em busca do que somos feitos”. O grupo abriu mão do cachê para essa apresentação na cidade.

Dia 10/12, às 18h, será a vez da peça teatral Pedro e Domitila, uma comédia do grupo União Teatral Taboão. Segundo a sinopse, a comédia retrata a relação amorosa de Dom Pedro I e Domitila de Castro, Marquesa de Santos, o casal mais escandaloso da história do Brasil. Sob o ponto de vista de um curioso e atrevido casal de escravos, que espiona os amantes “Demonão e Titila”, através do buraco da fechadura.

Em 2014 se comemora os 207 anos do desembarque da família real portuguesa no Rio de Janeiro. Quando Dom João 6º e Carlota Joaquina chegaram ao Brasil, o príncipe Pedro tinha apenas dez anos. O jovem cresceria em terras cariocas e, logo, ganharia fama de garanhão da corte. Esse lado do futuro imperador, Dom Pedro 1º, é enfatizado na comédia "Pedro e Domitila", em cartaz a partir do dia 01/02/2014, no Espaço Cultural Encena.

A montagem mostra em pormenores o relacionamento amoroso entre Dom Pedro I (Eddie Ferraz) e sua amante, Domitila de Castro Canto e Melo (Flávia D´Álima), que se tornaria a Marquesa de Santos.

Narrada sob o ponto de vista dos escravos Tião (Zé Maria (Lucena) e Zéfa (Kakau Diogo). A comédia retrata desde o momento em que os dois se conhecem, na São Paulo de 1822, pouco antes de Dom Pedro proclamar a independência, até a separação do casal, por conta dos interesses políticos do imperador, sete anos depois.

O evento começará pontualmente visto que existe agenda para o local no horário seguinte.

Ficha técnica
Autor: Ênio Gonçalves
Elenco: Eddie Ferraz, Flávia D’Álima, Kakau Diogo e Zé Maria (Lucena)
Direção: Valter Costa
Operadora de Luz e Som: Joelma Sales
Iluminação: Zé Maria (Lucena)
Sonoplastia: Eddie Ferraz
Cenário: Valter Costa
Figurinos e Adereços: Flávia D’Álima
Confecção de Figurinos: Ana Luz, Jhon’s Visual e Sabina Collucy
Fotografia: W.Raeder
Concepção Visual: Walter Lins

Comentários