Secretarias de Saúde e Educação de Taboão selam parcerias

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 5/12/2014

Com intuito de unir forças em prol da saúde da população de Taboão da Serra, as Secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia, e Saúde promoveram um encontro, dia 1 de dezembro, no Cemur, onde foram debatidas formas de ampliar as ações em conjunto das pastas.

Com a presença dos diretores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos diretores da rede municipal de ensino, diversos temas foram abordados, como os trabalhos desenvolvidos nas secretarias e estatísticas sobre o Programa Saúde na Escola (PSE) durante 2014. 

Além disso, ficou definido que haverá um dia em 2015, onde será feita uma ação conjunta das secretarias de Saúde e Educação nas escolas. A decisão da data será feita de acordo com cada escola e a UBS da região.

Para facilitar a comunicação e discutir as demandas de cada escola junto a UBS de seu bairro, foram formados grupos, unindo diretores da rede de ensino aos diretores das Unidades Básicas de Saúde.

Segundo o secretário de Educação, João Medeiros, o encontro foi fundamental para ampliar as parcerias entre as pastas. “A união entre as duas secretarias já começou há muito tempo. Chegamos à conclusão de que é fundamental este encontro entre diretores de escola e de UBSs. Iremos ceder um dia do calendário letivo para a realização de um trabalho nas escolas, junto com a Saúde. Um dia do nosso calendário é muito valioso, então teremos que trabalhar para que ele seja inesquecível”. 

Para a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zacainer, o público a ser atingido é o mesmo em ambas as secretarias. “É um grande avanço o ponto a que chegamos. Isso porque temos que levar em consideração que os alunos, pais e familiares que são atendidos pela Educação, são os mesmos que são atendidos pela Saúde”. 

Dra. Raquel falou ainda sobre pontos a serem levados à rede de ensino. “Temos temas importantes para se levar as escolas, como dengue, posse responsável de animais, higiene bucal, drogas, violência doméstica, entre outros. Vale lembrar que a ação será em um dia, mas nossa parceria será durante todo o ano”, destacou.

Comentários