Saúde do negro é tema de debate no mês da Consciência Negra em Taboão

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 23/11/2014

A saúde da população negra é tema de debate nas Unidades Básicas de Saúde de Taboão da Serra durante o mês de novembro em homenagem ao Dia da Consciência Negra. Dinâmicas com a população, danças e palestras sobre anemia falciforme marcam as atividades programadas pela Secretaria de Saúde e Coordenadoria da Igualdade Racial. 

O tema escolhido da anemia falciforme se deve ao fato de a doença ter origem da África e por ter chegado ao Brasil através dos africanos trazidos para trabalhar como escravos. Apesar de estar mais presente em negros, devido à miscigenação, pode ser observada também em pessoas de raça branca ou parda.  

“É um mês atípico porque estamos atendendo o novembro azul com a prevenção do câncer de próstata e agora trataremos da saúde da população negra”, explicou a secretária de Saúde Dra. Raquel Zaicaner. 

III Seminário sobre a Saúde da População Negra - Traçando Vidas

Taboão começou a comemorar o Dia da Consciência Negra com o III Seminário Traçando Vidas, voltado para os funcionários da saúde, Cultura, Educação, Desenvolvimento Econômico e Assistência Social. Oficinas de turbante, percussão, ritmos, danças e palestras sobre a saúde do negro e sua inserção na sociedade, realizadas pelo Dr. Dagoberto Fonseca e Mafone Odara, deram início as atividades dessa data que homenageia Zumbi dos Palmares. 

Dia da Consciência Negra

Novembro ainda reserva uma programação especial para o Dia da Consciência Negra, 20, a partir das 9h30, no Cemur, com exposições, desfile com roupas típicas, show, teatro, dança e uma missa no Santuário Santa Terezinha. Já dia 28, às 18h30, acontece a entrega da medalha Zumbi dos Palmares, na Câmara Municipal de Taboão da Serra. 

Confiram a programação das palestras – Saúde da População Negra

24 de novembro – UBS  Silvio Sampaio (9h)
25 de novembro – UBS Jd. Helena (9h)
26 de novembro – UBS Salete (9h)
27 de novembro – UBS Margaridas (9h)
28 de novembro – UBS Santa Cecilia (9h)

Comentários