Taboão da Serra implanta programas de prevenção ao abuso de drogas em escolas

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 13/11/2014

Os secretários de Educação, Ciência e Tecnologia, João Medeiros de Sá Filho, e de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, ambos de Taboão da Serra, receberam na manhã desta terça-feira, 11 de novembro, representantes do Ministério da Saúde.  O encontro foi marcado para tratar de programas de prevenção do uso de álcool e outras drogas que estão sendo utilizados em algumas escolas do município. 

À ocasião, foram relatados dados sobre os programas “Jogo Elos” e “Tamojunto”. Ambos estão sendo desenvolvidos de forma piloto em algumas cidades do país, além de Taboão da Serra. O primeiro está presente em apenas oito cidades. Já o segundo, em dez. A prevenção e o enfrentamento ao abuso de álcool e drogas é uma das bandeiras da administração. 

“Discutimos com o prefeito Fernando Fernandes diferentes estratégias, tanto para a redução de danos para as pessoas que já são dependentes, no caso os que são acompanhados no CAPS Álcool e Drogas, como também, de prevenção”, explica a secretária de Saúde Raquel Zaicaner. “Neste sentido, o funcionário Eduardo Caron buscou alternativas e construiu esta parceria para trazer estes programas para o município”, completa.

João Medeiros, secretário de Educação, considerou a reunião produtiva e vê com bons olhos os programas que foram implantados. “São propostas viáveis, que estão sendo construídas dentro das escolas e que darão um grande salto, em termos de qualidade de vida e de decisões, nestas questões tão fundamentais e que precisam ser enfrentadas pelo poder público”, diz.De acordo com a coordenadora geral dos programas de prevenção de Saúde Mental, do Ministério da Saúde, Raquel Turci Pedroso, a participação de Taboão da Serra foi muito importante e bem sucedida. 

“Tanto as equipes de Saúde, quanto as equipes de Educação se envolveram para aprimorar e nos ajudar a fazer uma tomada de decisões, o que qualificou ainda mais os programas de prevenção, resultando em um impacto significativo junto às famílias e aos estudantes que participaram”, comenta. Um dos êxitos taboanenses, apresentado na reunião, foi a alta presença de pais em oficinas do projeto Tamojunto. A média de participantes foi de 41 pessoas, enquanto em outros municípios não chegou à metade.  

A reunião também contou com a participação de representantes da Diretoria Regional de Ensino e do coordenador pedagógico da EMEF Vinícius de Morais, Saint Clair Rocha.ProgramasA ideia tanto no Jogo Elos, como do programa Tamojunto é auxiliar crianças e jovens na tomada de decisões. No caso do Jogo Elos, objetivo é reduzir comportamentos agressivos e destrutivos. O projeto é destinado às crianças de 7 a 10 anos e está sendo utilizado por educadores em alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da EMEF Vinícius de Moraes.

Já a metodologia do Tamojunto está sendo aplicada em escolas estaduais, em alunos de 10 a 14 anos. O programa propõe 12 aulas com temas variados, que são apresentados pelos professores de diversas formas, como brincadeiras, debates, questionários, entre outros. O foco é reduzir o uso regular, abusivo e até mesmo prevenir o uso esporádico de drogas entre os jovens.

Comentários