Nova vacina para gestantes estará disponível nas UBSs de Embu a partir do dia 13

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 12/11/2014

A partir de 13/11, as grávidas de Embu das Artes deverão acrescentar mais uma vacina em sua rotina. Além da vacina contra tétano, agora a de coqueluche (tosse comprida) também será incorporada ao calendário vacinal das gestantes para prevenção. A expectativa é vacinar, em média, 3.800 mulheres ao ano na cidade. Os profissionais da Maternidade Municipal também serão vacinados.

Serão vacinadas grávidas a partir de 27 semanas e a proteção é para a mãe e o bebê até os dois meses de vida. A vacina será aplicada em dose única e estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde por tempo indeterminado.

O objetivo é reduzir a transmissão da coqueluche entre recém-nascidos e garantir proteção indireta nos primeiros meses de vida, quando o bebê ainda não teve a oportunidade de completar o esquema vacinal.

Atualmente, a vacina contra a coqueluche é disponibilizada somente para crianças, por meio do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde. A vacina é produzida pelo Instituto Butantan em São Paulo.

Entendendo a doença

Coqueluche é uma doença respiratória altamente contagiosa. É geralmente marcada por uma tosse severa e seca, seguida por uma ingestão aguda de ar que soa como "grito”. Coqueluche é causada pela infecção de uma bactéria chamada Bordetella pertussis, que afeta o topo da garganta (faringe). As bactérias causam um incômodo na garganta, que dão origem às tosses.

Quando uma pessoa infectada com coqueluche espirra ou ri, pequenas partículas de saliva ou muco contendo a bactéria são lançadas no ar. A coqueluche pode infectar outras pessoas que respiram o ar contendo essas partículas. Além disso, a bactéria pode contagiar outras pessoas caso o infectado entre em contato com alguém após espirrar ou tossir, cobrindo a boca e nariz com as mãos, que fica portanto infectada com bactérias. Os sintomas aparecem sete ou 14 dias após uma pessoa ser infectada com a bactéria.

Mortes associadas à coqueluche são raras, mas podem acontecer principalmente em bebê e crianças. Por isso é muito importante que grávidas sejam vacinadas contra coqueluche.

Comentários