Projeto CINE B, de volta na Cidade de Itapecerica da Serra

Por Outro autor | 13/07/2010

O projeto CINE B, um circuito de exibição alternativa de produções brasileiras de longas e curtas metragens, realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, em parceria com a Brazucah Produções nasceu da necessidade de espaços para exibição de filmes brasileiros e da dificuldade de acesso de grande parte da população às salas de cinema comercial.


O cinema reflete a cultura de um povo. Ao ver sua gente, sua música, suas comidas e paisagens na tela grande, o espectador se identifica, se emociona, aprende e se diverte. Mas no Brasil, infelizmente, a maior parte das salas exibe quase que exclusivamente produções estrangeiras, em geral norte-americanas. E pior, com os altos preços dos ingressos e o avanço das grandes redes nos shoppings, uma parcela significativa da população jamais teve o prazer de assistir um filme nacional no cinema.


Curtas e longas metragens são exibidos gratuitamente em concorridas sessões conduzidas em espaços comunitários. Escolas, igrejas e centros culturais abrem suas portas ao projeto que ampliou suas fronteiras, com exibições também em Guarulhos, Embu das Artes, Francisco Morato, Taboão da Serra, Itapevi, Carapicuíba, Jandira, Embu-Guaçú, Itapecerica da Serra, Santo André e Piracicaba.


Com quase três anos de projeção, foram conduzidas mais de 130 exibições, e 16 mil espectadores observaram de perto a magia do cinema, muitos pela primeira vez.
O investimento no projeto CINE B é, para o Sindicato dos Bancários, uma maneira de aumentar sua participação social, contribuindo por meio da promoção ao acesso à cultura.


Especializada em projetos de formação de platéia para o cinema brasileiro, a Brazucah Produções acredita na importância de incentivar o hábito de assistir a filmes nacionais, que retratam o imaginário, valores e a cultura da nossa gente.


A Presidenta do  Sindicato dos Bancários de São Paulo, Juvandia Moreira, destaca que o CineB faz parte dos projetos do sindicato-cidadão, que além de se preocupar com os bancários que representa, preocupa-se com a comunidade e com a cidade em que a categoria vive. “São formas de interferir nas cidades e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, completa.


Mais do que adaptar um espaço público a uma sala de projeção digital, o CINE B resgata a proposta do cinema de agregar espectadores num mesmo espaço, compartilhando a experiência de assistir a filmes produzidos no Brasil, com olhar reflexivo para o país e cinema. 

Após as projeções, diretores e atores aproximam o cinema brasileiro da população com bate papo descontraído sobre as produções.
Ao final de cada sessão, além do sorteio de camisetas do projeto, o público responde a um questionário sobre seus hábitos cinematográficos e opina sobre os filmes. Assim é possível fazer uma avaliação do projeto, dos filmes e aperfeiçoar cada vez mais as ações do CINE B.


A  Brazucah Produções, responsável pela organização do CINE B, é uma produtora cultural especializada em projetos de formação de platéia para o cinema brasileiro. Realiza campanhas de lançamento de filmes em circuito comercial e projetos de democratização do acesso à cinematografia nacional.; disse  Cidálio Vieira Santos, coordenador de produção do Projeto CINE B E  a  da Brazucah Produções( www.brazucah.com.br ).
 
Cine Pipoca – Telão, cadeiras, equipamento de som e projeção, microfone, banners, cartazes, panfletos e ingressos compõem toda a estrutura levada pela equipe do projeto CINE B – inclusive a pipoca, que é distribuída logo na entrada da sessão, em saquinhos personalizados pelo projeto, criando assim um clima de cinema tradicional.   
Para  saber  outras informações do Projeto CINE B, basta entrar  no  site  do Sindicato dos Bancários, www.spbancarios.com.br .
 
Em exibição:

Filme longa: "O CASAMENTO DE ROMEU E JULIETA"
 
Sinopse do filme:


Alfredo Baragatti (Luís Gustavo) é um advogado descendente de italianos, que é palmeirense roxo e membro do Conselho Deliberativo do clube. Alfredo criou sua Julieta (Luana Piovani) para ser como ele, mais uma apaixonada pelo Palmeiras. Batizada em homenagem aos ídolos palmeirense, "juli" de Julinho e "eta" de Echevarietta, ela é jogadora do time feminino do Palmeiras, jogando como centroavante. Julieta se apaixona por Romeu (Marco Ricca), um médico oftalmologista de 45 anos que é corinthiano roxo. Em nome do amor Romeu aceita se passar por palmeirense, chegando a se filiar como sócio do clube e ir aos jogos para torcer pelo rival. Tais atitudes geram desconfiança em sua família, principalmente em seu filho Zilinho (Leonardo Miggiorin) e na avó Nenzica (Berta Zemmel), ambos corinthianos fanáticos. ( classificação 10 anos )
 
Filme curta: O ASTISTA CONTRA O CABA DO MAL
 

Sinopse :  Francisgleydisson é o proprietário do Cine Holiúdy, um modesto cinema no interiror do Ceará nos anos 70. Ele se multiplica nas funções de bilheteiro, lanterninha e projecionista, para levar a magia dos filmes de Kung Fu às telas. Um súbito defeito no projetor o levaria ao maior desafio de sua vida: conter os ânimos da enfurecida platéia e de quebra contar o restante do filme. Tarefa fácil para o desenrolado Francisgleydisson…se ele tivesse assistido ao filme!
 
 
Serviço:

CINEMA BRASILEIRO NA CIDADE  DE  ITAPECERICA
DIA 24 DE JULHO - SÁBADO -  19h
Local:  PARÓQUIA MARIA  MÃE  DOS CAMINHANTES - CENTRO PASTORAL SOCIAL:
Endereço: Rua Filipinas 1615-Parque Paraiso-Itapecerica da Serra
Ponto de Referência: próximo  ao  super mercado Paraíso        
Retirada de ingressos:  na  própria paróquia, com Beatriz  de Segunda a Sexta-Feira das 08:00 ás 18:00hs e aos Sabados das 08:00 ás 12:00.     
Informações Gerais: tel:    4667-4550 Secretária Beatriz Marques 
Espaço capacidade para: 150 pessoas

Comentários